sexta-feira , 26 maio 2017

Leiturinha dá dicas de como ajudar os pequenos no período de alfabetização

São Paulo, maio de 2017 – A alfabetização é um período importante na vida da criança, pois é o momento em que os pequenos percebem como ler e escrever são duas atividades essenciais para se expressar, compreender o mundo e se relacionar com as pessoas ao seu redor. Muito além das salas de aula, todos aqueles que convivem com as crianças podem contribuir com esse processo de aprendizado, seja em casa, com a família ou com os amiguinhos.

Pensando nesse momento tão especial da vida dos pequenos, a Leiturinha, o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, preparou algumas dicas de atividades que ajudam na alfabetização!

Confira!

Roda de leitura
A roda de leitura é uma das técnicas mais tradicionais da alfabetização. Nesse momento são abordados os mais diversos conteúdos infantis, desde contos e fábulas até as atividades de alfabetização que utilizam recortes, colagens, desenhos e pinturas. A atividade pode ser realizada com familiares ou com outros colegas de sala, ajudando a expandir o repertório intelectual da criança da melhor forma: se divertindo.

Explorar rótulos de embalagens
Os rótulos e embalagens têm um simples objetivo: informar. Eles ajudam os adultos a compreender as informações, e não seria diferente com as crianças. Com textos curtos e imagens que ajudam na compreensão, como rótulos e embalagens de alimentos, por exemplo, podem ser explorados no café da manhã, no almoço, no jantar e em outros diversos momentos.

Lista de compras
As listas estão presentes em nosso cotidiano e têm um papel importante para quem está aprendendo a ler e escrever. As crianças querem a todo momento participar das atividades consideradas “adultas”, e a lista de compras é uma delas. A dica é montar a próxima lista junto com a criança e ajudá-la na compreensão e organização da estrutura dos itens.

Passeios
As crianças são verdadeiras curiosas, e essa característica deve ser aproveitada durante os passeios em parques, shoppings ou até mesmo no caminho de casa para escola. Os outdoors e sinalizações são de grande interesse para os pequenos, e mesmo que contenham informações não tão relevantes assim, é uma maneira para exercitar a leitura e, consequentemente, a compreensão da escrita e do mundo a sua volta.

Ler histórias
O clássico das atividades para alfabetização são as histórias infantis. Esse momento entre pais e filhos é uma oportunidade para deixar a prática mais agradável e produtiva. Mas os pais devem lembrar que cada idade tem um gênero e um nível de compreensão diferente, então é importante se atentar nos indicativos de idade, imagens e também no gosto da criança.

Leiturinha
Criada em 2014, a Leiturinha é o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, promovendo o hábito da leitura compartilhada para mais de 50 mil famílias, distribuídas em mais de 4 mil cidades brasileiras. A atuação da empresa se baseia no incentivo à leitura e na curadoria dos livros, para proporcionar experiências de aprendizado e diversão em família. Mensalmente cada assinante recebe em casa um kit contendo livros – selecionados de acordo com a etapa de desenvolvimento de cada criança, uma carta pedagógica e outras surpresas, além do acesso gratuito à Biblioteca Digital – com mais de 1000 livros e vídeos. Para mais informações, acesse:www.leiturinha.com.br

Por Gisele Simões – NR-7 Comunicação.