terça-feira , 22 agosto 2017

IBGE: produção industrial cresce em nove dos 14 locais pesquisados em junho

A produção industrial cresceu em nove dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em junho. Na comparação com o mês de maio, os estados com maior avanço na produção foram Rio de Janeiro (3,1%), Amazonas (2,8%), Pernambuco (1,7%) e Minas Gerais (1,6%). São Paulo (0,8%), Paraná (0,5%), Espírito Santo (0,1%), Ceará (0,1%) e Goiás (0,1%).

Com esses resultados, o Rio de Janeiro reverteu parte da queda de 3,6% acumulada nos meses de abril e maio. O Amazonas retomou o crescimento após recuar 3,4% no mês anterior e Pernambuco teve a quarta taxa positiva consecutiva, registrando nesse período ganhos de 4,8%.

Na comparação com igual mês de 2016, o setor industrial registrou crescimento em oito dos 15 locais.

O Espírito Santo teve a expansão mais intensa, de 10%. Segundo o IBGE, ela foi impulsionada, principalmente, pelos avanços registrados por indústrias extrativas (minérios de ferro pelotizados ou sintetizados) e produtos alimentícios (bombons e chocolates em barra, açúcar cristal, carnes de bovinos frescas ou refrigeradas e massas alimentícias secas).

Os locais que obtiveram resultados negativos mais acentuados em junho foram a Bahia (-10,0%) e a Região Nordeste (-4,0%), em seguida estão o Rio Grande do Sul (-1,1%), Pará (-0,4%) e Santa Catarina (-0,1%).

 

Portal Brasil