quarta-feira , 18 outubro 2017

Governo do Estado inaugura novo Pronto-Socorro do Hospital Estadual Infantil de Vitória

O Governo do Estado entregou, nesta sexta-feira (06), as novas instalações do Pronto-Socorro do Hospital Estadual Infantil de Vitória, que começará a funcionar na segunda-feira (09), no Hospital da Polícia Militar, no bairro Bento Ferreira. A solenidade contou com a presença de autoridades políticas, de funcionários da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Hospital Infantil de Vitória, além da família da médica Milena Gottardi. A médica, brutalmente assassinada no dia 14 de setembro, foi funcionária do Hospital Infantil de Vitória e, em homenagem a ela, o novo Pronto-Socorro recebeu o seu nome.

O governador Paulo Hartung ressaltou a importância do novo equipamento na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Hartung destacou que o Estado tem atuado com senso de prioridade e inovação na aplicação dos recursos para conquistar avanços na contraprestação dos serviços necessários à população capixaba. Hartung aproveitou a homenagem à medica Milena Gottardi para criticar os altos indicies de violência contra mulheres no Estado.

“Em uma hora que o país está quebrado e desorganizado o Governo do Espírito Santo consegue colocar de pé uma estrutura deste porte. Venho aqui com muita emoção. A homenagem que prestamos a Doutora Milena é uma forma de trabalharmos o tema da violência contra a mulher em nosso Estado. Temos que mudar o quadro atual. Os homens capixabas precisam entender que eles não são donos de mulheres. Elas não são propriedades de seus namorados, maridos e assim por diante”, alertou Paulo Hartung.

Hartung contou que a obra foi realizada por meio do trabalho de ressocialização de detentos. “Nosso agradecimento aos policiais militares que cederam este espaço de enorme dimensão. Hoje estamos dando um passo enorme. Em tempo de limitação orçamentária, crise e falta de dinheiro, estamos conseguindo avançar porque trabalhamos com prioridades e, com isto, estamos avançando. Também estamos atuando com inovação. Aqui mesmo neste novo hospital, todas as obras de reforma e adaptação foram feitas pelo trabalho de ressocialização de nossos detentos”, exemplificou o governador Paulo Hartung.

Esta é a maior intervenção na melhoria do atendimento pediátrico do Espírito Santo em décadas. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, hoje, o hospital tem 171 leitos e, com a conclusão desta obra, passa a ter 276. “Nós estamos acrescentando no Pronto-Socorro 105 leitos. Só de UTI Pediátrica são 14. Leito de UTI Pediátrica nós não conseguimos comprar nem na rede privada para atender à população, porque não tem. Aqui temos 14. Nós instalamos novos equipamentos, colocamos pessoal. E não vamos parar aqui. Vamos trazer pra cá a oncologia pediátrica o mais breve possível. Já começamos as obras para a oncologia pediátrica sair de Santa Lúcia e vir para cá. Com a saída do pronto-socorro para Bento Ferreira nós vamos licitar a obra de adequação lá de cima (Santa Lúcia)”.

Ricardo de Oliveira agradeceu ao comprometimento de toda a equipe.  “Eu tenho a satisfação de anunciar hoje a abertura do novo Pronto-Socorro do Hospital Infantil de Vitória. Pelo tamanho que ele é parece um hospital, mas é um pronto-socorro. Essa obra deu muito trabalho. Nós estamos aqui desde dezembro do ano passado. Já tentamos inaugurar um pouco antes, mas não foi possível em função da burocracia do setor público. Mas nós persistimos. Essa burocracia não vai nos derrubar. Nós vamos brigar contra ela. Está aqui esta obra para mostrar que nós enfrentamos esse problema. E eu agradeço o empenho e o comprometimento de toda a equipe da Secretaria de Estado da Saúde que tornou possível a entrega deste novo pronto-socorro, assim como a equipe de Governo, que esteve junto com a gente neste desafio”.

O secretário enfatizou, ainda, que o Governo do Estado está dando às crianças do Espírito Santo um grande presente neste mês em que se comemora o Dia das Crianças. “Nós estamos dando um grande presente para as crianças desse Estado. Acabamos de reabrir o pronto-socorro do Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha, que agora é administrado por uma organização social (OS), que tem muito mais flexibilidade e vai melhorar a qualidade do atendimento no hospital. O Pronto-Socorro lá fechava na quinta-feira e só reabria na segunda, mas não fecha mais. Vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. A inauguração do Pronto-Socorro em Vila Velha e a inauguração deste Pronto-Socorro em Vitória é uma profunda melhoria no atendimento pediátrico. Como vocês estão vendo, a crise não nos paralisou, ela nos desafiou, incentivou a nossa criatividade. As entregas que estamos fazendo para a população estão demonstrando como estamos enfrentando esta crise. No dia 15 de setembro entregamos a população um novo modelo de atendimento à saúde, a Rede Cuidar. Vamos mudar o paradigma de atendimento à Saúde, começando pela Região Norte, mas vamos alcançar as quatro regiões”, disse o secretário.

Estrutura

Com essa reestruturação, os pacientes e acompanhantes ganharão mais espaço e os profissionais de saúde terão melhores condições de trabalho. O número total de leitos aumenta de 171 para 276, melhorando também a capacidade de atendimento à população. Só no Pronto-Socorro serão 105 leitos: 62 de enfermaria e 29 de urgência e emergência, além de 08 leitos intensivos e 06 semi-intensivos, totalizando 14 leitos na Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico (Utip).

O espaço no HPM tem 888,32 metros quadrados e foi todo reformado para receber o serviço de urgência e emergência infantil, que está dividido em dois pavimentos. No térreo, fica o serviço de pronto-socorro: acolhimento do paciente com classificação de risco (atendimento inicial que classifica os pacientes priorizando os casos graves), consultórios médicos, salas de observação, centro cirúrgico com cinco salas, centro de exames de imagem e as salas de medicação, curativos, punção e gesso. Há ainda, no térreo, duas recepções: uma para entrada de pacientes e outra para entrada de visitantes e troca de acompanhantes para as enfermarias e a Utip, que funcionarão no primeiro andar, ao qual se tem acesso por rampa.

Para atender a essa reorganização no atendimento pediátrico, foram contratados 336 profissionais para atuar no Hospital Estadual Infantil de Vitória, entre eles assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, farmacêutico, motorista, auxiliar de serviços gerais, auxiliar administrativo, técnico em nutrição, nutricionista, técnico em laboratório, técnico em imobilização ortopédica, enfermeiro, técnico em enfermagem e médicos pediatras.

A obra teve início no dia 20 de dezembro de 2016 e custou ao Governo do Estado R$ 871.703,88.  O serviço foi executado por 50 detentos que cumprem pena em regime semiaberto em presídios do Espírito Santo. Eles foram coordenados pela Diretoria de Engenharia e Arquitetura (Digea) da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e executaram projeto arquitetônico elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Conforme prevê a Lei de Execução Penal, os detentos que trabalham são beneficiados com a remição da pena. Desta forma, a cada três dias de trabalho, um dia é abatido da pena a ser cumprida.

O que fica em Santa Lúcia

Apenas o Pronto-Socorro do Hospital Estadual Infantil de Vitória será transferido para Bento Ferreira. Continuam no edifício de Santa Lúcia os leitos de internação de alta complexidade e os atendimentos ambulatoriais do Programa de Infectologia e Aids pediátrica, do Centro de Referência em Asma Grave e Fibrose Cística e do Programa de Osteogênese Imperfeita, além do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

Por enquanto, permanecem também no local os atendimentos do Programa de Oncologia Pediátrica, até que seja finalizada a obra da ala de oncologia no Hospital da Polícia Militar.

Com a saída do Pronto-Socorro de Santa Lúcia, serão realizadas obras de melhoria no espaço, possibilitando que os serviços que ali ficarem tenham uma estrutura mais adequada.

Acesso

O novo endereço do Pronto-Socorro do Hospital Estadual Infantil de Vitória é Avenida Jaír Etiene Dessaune, nº 230, Bento Ferreira. Quem precisar de atendimento poderá se dirigir até o local por meio de transporte público. Há três linhas municipais que passam bem perto: 0214 – Bento Ferreira / Goiabeiras via Shopping Vitória; 0102 – Santa Tereza / Jesus de Nazaré via Ilha de Santa Maria e 073N – Tabuazeiro / Shopping Vitória via Da Penha-Norte.

Além dessas, há diversas linhas de ônibus municipais e do Sistema Transcol que passam pela Av. Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira-Mar) – ponto da Prefeitura de Vitória – e pela Av. Vitória – ponto em frente à D&D, que ficam a poucos minutos de caminhada do Pronto-Socorro.

 

Enviado por Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)