sexta-feira , 15 dezembro 2017

Governador Paulo Hartung entrega comenda para pesquisador do Incaper

O governador Paulo Hartung entregou, na tarde desta quarta-feira (04), a Comenda Jerônimo Monteiro ao pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e coordenador do programa estadual de cafeicultura, Romário Gava Ferrão. A solenidade foi realizada no Salão Nobre do Palácio Anchieta, em Vitória. A Comenda Jerônimo Monteiro é a mais alta honraria concedida a um cidadão capixaba.

 

Durante a solenidade de homenagem, o governador Paulo Hartung explicou que a honraria ao técnico é um reconhecimento do Poder Executivo Estadual ao servidor público capixaba exemplar. “Este é um ato de valorizar a meritocracia no serviço público. São três décadas de trabalho em uma trajetória linda. Ninguém faz nada sozinho e você, ao longo de sua história, fez um trabalho bonito de equipe. O seu trabalho é mensurável e fez o café capixaba ganhar qualidade e produtividade, que são fundamentais neste mundo globalizado que vivemos”, destacou.

Romário Gava agradeceu e ressaltou que a homenagem é o reconhecimento a um trabalho coletivo. “Recebo com orgulho essa comenda e homenagem que não é só para mim, mas para todos que estão e estiverem comigo ao longo dos últimos anos. Este ato valoriza e homenageia o funcionário público”, disse o homenageado.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, o pesquisador do Incaper representa a evolução da agricultura nos últimos anos. “O Romário simboliza muito bem essa evolução e a comenda representa isso. A união de produtores rurais, governo e o conjunto extraordinário de servidores do Incaper explicam o sucesso da agricultura capixaba. E para o futuro devemos estar atentos à agricultura digital e ao posicionamento dos nossos produtos no mercado do varejo mundial”, pontuou Octaciano.

Quem também destacou as qualidades do pesquisador foi o presidente do Centro do Comércio do Café de Vitória, Jorge Nicchio. “Romário não é só motivo de orgulho para o Espírito Santo, mas para todo o Brasil. A revolução que o café Conilon teve nos últimos 20 anos deve muito a ele. Estamos orgulhosos por essa homenagem”, declarou Nicchio.

Currículo

Nascido na comunidade de Alto Montevideo, interior do município de Conceição do Castelo, Romário Gava Ferrão tem 61 anos e é neto e filho de cafeicultores. Atualmente, é responsável pela coordenação do programa estadual de cafeicultura do Incaper. É graduado em engenharia agronômica pela Ufes (1980), doutor e mestre em genética e melhoramento de plantas pela UFV (1983-2004), especialista em melhoramento genético de milho pelo centro Internacional de Milho e Trigo (CIMMTY), no México (1983).

Romário é pesquisador científico do Incaper há 33 anos e está na coordenação do Programa de Cafeicultura do Espírito Santo de 2005.  Ele foi chefe do Centro Regional de Pesquisa Norte Espírito Santo (1998 a 2000) e coordenou e participou de equipe de mais de 50 projetos de pesquisa e transferência de tecnologia (Incaper, Consórcio Pesquisa Café, Conab, Fapes, CNPq). Atuou também em Programas de desenvolvimento e fomento de café no Espírito Santo e foi coordenador de eventos regional, estadual, nacional e internacional, destacando-se o Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas (2009) e a Conferência Internacional de Coffea Canephora (2012).

 

Enviado por Assessoria de Comunicação do Governo do Estado