sábado , 18 novembro 2017

Grande programação agita a abertura oficial dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (JOEMA)

Momento final da dança africana com alunos da EMEF Ezequiel Fraga Rocha. O público se agitou e gritou bastante com as danças desenvolvidas na abertura

Momento final da dança africana com alunos da EMEF Ezequiel Fraga Rocha. O público se agitou e gritou bastante com as danças desenvolvidas na abertura

Muitos gritos e agitação marcaram a abertura oficial da 20ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (06/11), no ginásio do CMEB Profª Maria L. Devens.Centenas de estudantes tomaram o lugar para acompanhar de perto as atrações do evento.

De início, alunos da EMEF Caieiras Velha fizeram uma bela apresentação com as danças indígenas,mostrando a dança da oca, dança de apresentação dos guerreiros e a da guerra, com exibição de lanças de madeira. Logo após a dança indígena, veio a dança africana, com muio agito e performance corporaldesenvolvidos pelos alunos da EMEF Ezequiel Fraga Rocha.

Destaque também para o Hino Nacional Brasileiro. Pela primeira vez em vinte edições dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz, uma aluna da rede municipal canta o hino para os presentes durante a abertura.Semily de Jesus Souza, 11 anos, fez uma grande exibição mostrando todo seu talento, simpatia e uma bela voz que encantou a todos.

Durante as falas das autoridades presentes, a Secretária de Educação em exercício Rosa Maria Ghidetti agradeceu a presença de todos e disse estar muito feliz com mais essa atividade desenvolvida em Aracruz,que une educação e esporte, dois pilares essenciais na formação de uma pessoa.

Emerson Nascimento, secretário de Esportes, Lazer e Juventude, começou seu discurso falando diretamente aos atletas. “Quero deixar uma mensagem aqui a vocês atletas. Sejam felizes, pois o que mais importa na nossa vida é a gente ser feliz. Sejam felizes estudando, sejam felizes em casa com seus pais e avós, e também quando começarem a praticar o esporte que vocês tanto gostam. Hoje aqui todo mundo é vencedor. Dediquem-se, respeitem uns aos outros, e busquem a cidadania”, enfatiza.

O prefeito Jones Cavaglieri deixou uma mensagem a todos alunos e atletas. “Quero dizer que nós apoiamos e entendemos o que acontece aqui hoje. É muito importante para nosso município a execução desses jogos, que em sua 20ª edição envolve mais de 700 alunos em oito modalidades. Isso é fundamental, pois solidifica a amizade, envolve e resgata a família. Que a juventude de vocês ajude a trazer para o futuro próximo, uma sociedade mais justa e igualitária. Que todos tenham disciplina. Declaro aberto os Jogos Municipais Escolares de Aracruz”.

Esta edição do JOEMA contará com modalidades esportivas como o voleibol, o basquete, o futsal, o handebol, atletismo, tênis de mesa, xadrez e o taekwondo. Os jogos acontecem até o dia 10/11, sexta-feira. O Volei e o basquete terão suas partidas disputadas na quadra do Cohab IV, o futsal e o handebol na quadra da EMEF Placidino Passos, o atletismo no CMEB Paulo Freire e o Xadrez na EMEF Ezequiel Fraga Rocha.

Por PMA – Renato Lana.