segunda-feira , 20 novembro 2017

Vitória sediará terceira melhor feira de artesanato do país

A feira ArteSanto acontece entre os dias 25 de novembro e 03 de dezembro

Pelo quinto ano consecutivo Vitória se tornará a capital do artesanato. Entre os dias 25 de novembro e 03 de dezembro, a cidade sediará a maior feira do segmento do Estado, a ArteSanto. O evento, que acontecerá na Praça do Papa, contará com a participação de mais de 500 artesãos e espera receber mais de 45 mil visitantes durante os nove dias de funcionamento. A entrada será gratuita.

A ArteSanto terá 3,4 mil metros quadrados e vai apresentar produtos de 17 tipologias diferentes, como peças produzidas em cerâmica, fios e tecidos, madeira, fibras naturais, osso, joias, couro e borracha. Além disso, o evento vai dispor de programação cultural e de uma grande praça de alimentação, com produtos típicos e caseiros, tornando-se ponto de encontro para toda a família.

O evento é uma realização do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social – Setades e Prefeitura Municipal de Vitória, e conta com o apoio do Sebrae-ES, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo – Aderes, Secretaria de Estado de Cultura – Secult e da Federação dos Artesãos do Espírito Santo. A organização é da Iamonde Design de Eventos.

A Feira

Segundo os expositores, a ArteSanto é considerado o melhor evento do segmento no Estado e é a terceira melhor feira de artesanato do país, ficando atrás somente da Fenearte, em Pernambuco, e da Mãos de Minas, em Minas Gerais.

Este ano, o material tema do evento será a cerâmica, que poderá ser encontrada nos trabalhos de diversos artesãos participantes do evento. As peças que ilustram as divulgações, por exemplo, são das artistas Gracinha Sabatine e Áurea Brandão.

Para o presidente executivo do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, Paulo Renato Fonseca Júnior, o evento visa ao aumento do fluxo turístico no Estado, fomentando negócios e geração de renda para a sua população. “Nós estamos trabalhando para ajudar no crescimento da atividade econômica e consequentemente do turismo. Com a ArteSanto nós queremos aumentar o fluxo de visitantes no Estado”, explica.

Já para o superintendente do Sebrae, José Eugenio Vieira, a feira representa uma grande oportunidade para os artesãos de apresentar e comercializar seus produtos. “A ArteSanto é um evento que já faz parte do calendário dos capixabas e é aguardado por aqueles que admiram o artesanato”, declara.

Serviço:

ArteSanto – Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo

Data: 25/11 a 03/12/2017

Local: Praça do Papa – Vitória/ES

Horário: segunda às sextas-feiras, das 16h às 22h; e aos sábados e domingos das 10h às 22h (último domingo até 21h).

Por Breno Areas.