sexta-feira , 15 dezembro 2017

Brasília recebe o principal evento internacional de catadores no mundo

Expocatadores 2017 acontecerá de 11 a 13 de dezembro, no
Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, Brasília receberá a 8ª edição da Expocatadores. O evento contará com o público de mais de 3 mil catadores e catadoras de materiais recicláveis de 26 estados brasileiros e mais de 14 países da América Latina, Ásia, África e Europa, além de quatro mil visitantes diários. Também estão confirmadas presenças de autoridades e convidados especiais, tais como os representantes do Ministério do Meio Ambiente, Governo do Distrito Federal, Ministério da Justiça, Fundação Banco do Brasil e Itaipu.

A Expocatadores 2017 terá como tema central a “Reciclagem Popular: o papel dos catadores na defesa do Planeta”. Os debates e diálogos serão aglutinados a partir de três eixos: “A Gestão de Resíduos na agenda mundial e o desafio da preservação do Planeta; o papel dos catadores e catadoras na construção do uma agenda de desenvolvimento sustentável para o Planeta; ea implantação da PolíticaNacional de Resíduos Sólidos no Brasil e seu Impacto Ambiental.

A Solenidade de abertura, no dia 11, contará com a presença de autoridades e lideranças de movimentos sociais do Brasil e América Latina, cujo tema do primeiro momento será “Fortalecendo as lutas, avançando nas conquistas sociais e direitos a partir dos desafios da sociedade brasileira”.Já o segundo período deste dia abordará os desafios para construção de uma agenda global em favor da preservação do planeta e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), como a ação dos catadores pode contribuir neste pacto global. A programação completa pode ser conferida no site: http://www.expocatadores.com.br/

“O encontro pretende, ainda, reafirmar a importância do catador de resíduossólidos urbanos como profissional protagonista na cadeia de reciclagem e promover a imagem das organizações de catadores como unidades coletivas de negócios e portadoras de capacidade técnica para atuar nas diferentes etapas do processo da reciclagem”, destaca o representante da Ancat e do Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – MNCR, Roberto Rocha.

Sobre a Expocatadores

Em sua oitava edição, a Expocatadores é um dos principais eventos realizados na temática de resíduos sólidos urbanos e educação ambiental do Brasil. Um importante veículo de disseminação de conhecimentos, exposição de projetos sociais, iniciativas empresariais e tecnologias que visam fortalecer a presença qualificada dos catadores de materiais recicláveis na cadeia da reciclagem.

Pela primeira vez o evento acontece emBrasília. Somando-se o público das sete edições já realizadas da Expocatadores, o evento reuniu mais de 30 mil pessoas entre catadores, palestrantes, expositores e visitantes vindos de todo o território brasileiro, das Américas Latina e Central, Ásia e África.

Serviço

O que: Expocatadores 2017

Onde:Centro de Convenções Ulysses Guimarães CCUG

Endereço: St. de Divulgação Cultural 05 Eixo Monumental – Brasília, DF

Quando:11, 12 e 13 de dezembro

Horário:A partir das 9h, exceto o dia11

www.expocatadores.com.br

www.mncr.org.br

www.ancat.org.br