sexta-feira , 15 dezembro 2017

Idosos têm até o fim de dezembro para regularizarem ou se cadastrarem no CadÚnico

Idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) têm até o dia 31 de dezembro para atualizarem  ou se cadastrarem  no Cadastro Único. A pessoa deve procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS) ou o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência. Confira os endereços no final da matéria.

A regularização do CadÚnico é uma determinação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) que prevê a suspensão do benefício já no início do próximo ano para quem não estiver com os dados atualizados no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal.

Mais de 4 mil cadastros desatualizados
No município de Aracruz mais de 4 mil famílias estão com os dados no Cadastro Único irregulares. A atualização dos dados, além de manter o BPC, possibilita o acesso a vários outros programas sociais.

Para realizar o cadastro é preciso estar com os documentos de todos os membros da família: documentos pessoais (RG, CPF, Título de Eleitor e Certidão de Nascimento dos menores de idade sem documento), comprovantes de renda de todos (Carteira de Trabalho, contracheque, extrato de pagamento/declaração de benefício do INSS ou outro regimento de Previdência) e comprovante de residência atual (documento oficial ou recibo de contas de energia, água, telefone.

O BPC
O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso a partir de 65 anos de idade que não possuam meios de prover a própria manutenção e nem de serem providos pela família.

Já o CadÚnico consiste em um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. A cada pessoa da família cadastrada é atribuído um Número de Identificação Social (NIS). Por meio do CAD Único as famílias podem ser selecionadas para programas e/ou benefícios sociais dos governos federal, estaduais e municipais.

Onde atualizar
A família deve procurar o setor responsável pelo Cadastro Único /  Bolsa Família, localizado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS), na rua Padre João Bauer, n. 20, centro de Aracruz; ou então procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua casa:

  • CRAS Vila do Riacho – Tel.: 3270-7431
  • CRAS Jacupemba – Tel.: 3270-7407
  • CRAS Guaraná – Tel.: 3270-7430
  • CRAS Itaputera – Tel.: 3270-7428
  • CRAS Morobá – Tel.: 3270-7439
  • CRAS Barra do Riacho – Tel.: 3270-7408
  • CRAS Santa Cruz – Tel.: 3270-7432
  • CRAS Indígena – Tel.: 9 9610-9447

 

Por Luã Quintão e SECOM – PMA