Governo do Estado lança Operação Colheita 2025 para reforçar segurança no meio rural
27 de março de 2025Internos do sistema prisional produzem coelhos em tecido e são certificados para produção de artesanatos
28 de março de 2025
O Seminário de Projetos Aplicados à Gestão da Inovação da 1ª Semana Acadêmica do Polo UAB se encerrou na noite desta quarta-feira (2). Foram três dias de muito ensino e aprendizado com profissionais do mais alto gabarito que deram verdadeiras aulas sobre tendências, desafios e oportunidades do ecossistema de inovação.
O evento, que aconteceu nos dias 22, 25 e 26 de março foi uma iniciativa do Sebrae, com apoio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Semde) e Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), sendo destinado a graduandos, empreendedores, pesquisadores e inovadores de diversas áreas. O público pôde conhecer o papel das Incubadoras que atuam no Espírito Santo, que são agregadas à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).
Essas incubadoras são uma das ações estratégicas do Governo do Estado, sendo o diferencial competitivo, os projetos embarcados tanto tecnológicos, quanto de economia criativa. Trata-se de uma entidade que promove o bem-estar do empreendedor, oferecendo suporte às pessoas com propósito de empreender, desde a fase inicial até a pós-maturação, com a incubadora trazendo consigo o objetivo de caminhar junto ao empreendedor, com palestras e sensibilização, ou redes de contatos, de apoio e mentorias especializadas.
Esta foi a 11ª edição do que é considerado o Satrtup Day, ou dia das empresas que estão surgindo e que tem um modelo de negócio inovador e escalável. Essa sensibilização empreendedora também trouxe para o público-alvo a educação anticapacitista – práticas inclusivas e inovadoras, instruindo as pessoas a lutarem contra o preconceito que existe com os deficientes, preconceito este que está enraizado em uma sociedade que exclui e segrega, em vez de incluir.
Um outro importante tema abordado foi a metodologia ativa na educação – conjunto de práticas pedagógicas – Na ocasião, os participantes se interagiram por meio de um QR Code para que pudessem colocar na nuvem, o que entendiam sobre o tema, cujas respostas apareciam em um telão para serem lidas. Essa prática pedagógica traz como proposta, o aluno no centro do processo de ensino aprendizagem, sendo o professor, um mediador desse processo de construção do conhecimento.
A 1ª Semana Acadêmica do Polo UAB Aracruz mostrou também que nessa era da tecnologia, com a maioria das pessoas tendo acesso aos meios digitais, isso possibilita formas diversas de trabalhar, de consumir, de se expressar, o que potencializa as diferentes mídias de comunicação. Hoje, a humanidade passa 3 bilhões de horas por semana em jogos on-line, o que passa a ser um dado interessante para se refletir, gerando questionamentos do porquê das pessoas ficarem tanto tempo conectadas.
Diante desse quadro, a educação tem a necessidade de acompanhar essa tecnologia, suas inovações e seu alcance, com as infinitas possibilidades de socialização, de aprendizagem e criação da cultura digital, o que chama muito a atenção dos estudantes em contrapartida dessas metodologias tradicionais. “Fiquei muito emocionada e feliz em ver os resultados dessa nossa semana acadêmica. Queria agradecer muito as parcerias com o Sebrae e com o Ifes. Tenho certeza que as pessoas que se inscreveram para esse seminário de projetos aplicados à gestão da inovação tiveram uma oportunidade única de aprendizagem. Muito obrigada também aos professores, mestres e doutores que se dispuseram em participar e que muito nos inspiraram com seus conhecimentos”, agradeceu a coordenadora do Polo UAB de Aracruz, Raldinéia Marim Sarmenghi.
Fonte: Prefeitura de Aracruz.