
Deputados aprovam Orçamento para 2022
17 de dezembro de 2021
Aniversário de 24 anos da Queiroz Comunicação e Eventos e 17 anos da Revista Destak – Cerimonial Jardins – 2° parte
17 de dezembro de 2021Musso faz balanço sobre a atuação da Ales
Entre as iniciativas, o presidente destacou a aprovação de matérias do Executivo e de autoria dos deputados e a criação de frentes parlamentares
O deputado Erick Musso (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa, fez uso da tribuna nesta sexta-feira (17), durante a sessão extraordinária, para fazer um balanço da atuação da Casa, especialmente neste ano de pandemia. Ressaltou o enfrentamento das dificuldades advindas da crise sanitária, o compromisso dos parlamentares, o amadurecimento dos debates e o diálogo.
“Promovemos uma discussão republicana em prol de nosso estado. Cada um de vocês, deputadas e deputados, se mostraram aguerridos e trabalhando pelos capixabas, com sensibilidade na captação dos anseios da população. Mantivemos um diálogo aberto, democrático, transparente e com os olhares voltados na melhor qualidade de vida se nossa população. O balanço não é positivo, é superpositivo”, avaliou Musso.
Destacou as 102 matérias encaminhadas pelo governo do estado, as quais foram todas acatadas, além de 413 projetos de iniciativa parlamentar, segundo informações do presidente da Ales. Lembrou também que foram criadas 10 frentes parlamentares, propostas mais de 8 mil indicações e feitos mais de 1.900 requerimentos de informação. “É o maior recorde de trabalho legislativo da história da Assembleia”, afirmou.
Deputados
Já Marcelo Santos (Podemos) lembrou a contribuição da Casa para combater os efeitos da pandemia na economia. “Tivemos contribuição importante com algumas medidas que aprovamos. Em algum momento, eu confesso, que me senti impotente diante daquilo que a gente não enxerga. A Covid-19 não é um adversário, é um inimigo. Não fugimos à nossa obrigação, enfrentamos e fizemos um bom combate”, pontuou.
O líder do governo, deputado Dary Pagung (PSB), agradeceu aos colegas pelos projetos importantes aprovados, como o orçamento estadual, e ao governador por acreditar em seu trabalho: “Nós passamos momentos difíceis não só nos municípios, não só no estado, mas no Brasil e no mundo, mas a ciência deu a resposta”, finalizou, afirmando gratidão também aos trabalhadores da saúde e a todos da Casa.
O deputado Freitas (PSB) também fez a sua avaliação dos trabalhos da Assembleia durante o ano. “Quero abraçar cada um de vocês, cada deputada, cada deputado. Eu penso que evoluímos ao longo deste ano, um ano extremamente difícil, desafiador. Percebo que conseguimos superar grandes desafios e evoluir em harmonia com o governo do Estado e sobretudo favorecendo o Estado do Espírito Santo”, observou.
Iriny Lopes (PT) também fez agradecimentos e clamou para a partilha no Natal: “Quero desejar aos servidores da Casa, a todos os meus colegas, a todas as pessoas que acompanham a nossa vida cotidiana na Assembleia Legislativa e ao povo capixaba, que tenhamos um Natal com paz e solidariedade, porque muitas pessoas não terão o que comer neste Natal. Vamos distribuir o que temos com os irmãos que estão passando fome, morando na rua, em função da profunda concentração de renda e riqueza promovida por esse governo federal que jogou o Brasil no abismo”, disse.
Janete de Sá (PMN), que presidia a sessão na reta final, fez sua avaliação. “Nós estamos finalizando um ano de muita produção legislativa. Tratamos os nossos pares com carinho, consideração e respeito. É muito importante a liberdade de poder dizer o que pensa e respeitar as pessoas que pensam diferente”, analisou. A deputada também destacou as dificuldades trazidas pela pandemia, principalmente para a população mais pobre.
Fonte: Assembleia Legislativa do ES