
Espírito Santo terá mais de 4 mil vagas destinadas ao Sisu
14 de janeiro de 2022
Polícia Militar recebe 40 novas viaturas para reforçar combate ao crime
14 de janeiro de 2022Confira dicas de passeios gratuitos para fazer na Grande Vitória
Tem opção para todos os gostos. Locais para visitação, para trilhas e muito mais
Verão, férias e muitas opções para se divertir sem gastar! Trilhas, museu e igrejas que já são considerados pontos turísticos do Espírito Santo estão na lista que o Jornal On-line Folha Vitória separou para vocês.
O Morro do Moreno, mostrado acima, é um dos mais visitados pontos turísticos da Grande Vitória. Seus mirantes naturais oferecem ao visitante um visual deslumbrante de toda Vila Velha e de parte dos municípios de Vitória e Serra.
RUÍNA DE QUEIMADOS

As ruínas de São José do Queimado, importante monumento de resistência à escravidão no Espírito Santo localizado em Serra-Sede, foram restauradas e estão prontas para receber a visita dos capixabas.
O objetivo foi resgatar o monumento, um museu a céu aberto, que guarda a sofrida história dos negros do Queimado. O sítio se torna ponto de inclusão e educação histórico, antropológico, patrimonial, ambiental e cultural, tendo em vista os marcos da trajetória e da memória do Queimado. O propósito é atrair visitantes, esportistas, estudantes e pesquisadores ao local e constituir um espaço cultural público, democrático e inclusivo.
O endereço para visitação é: Ruínas da Igreja de São José do Queimado.
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VIANA

Uma das principais atrações turísticas de Viana, a Estação Ferroviária, está aberta para visitação. O local passou por uma revitalização recentemente em toda sua estrutura e foi reaberto para quem desejar conhecer. Lá é possível conhecer uma locomotiva com mais de 100 anos de história, a “Maria Fumaça”, que também passou por uma revitalização, e em breve, fará um trajeto turístico pela cidade.
O horário de funcionamento da Estação é de segunda a sexta-feira e também aos sábados e domingos, das 8h às 20 horas.
MUSEU DE ARTE DO ES (MAES)

O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo | MAES, Patrimônio Cultural do Estado do Espírito Santo, pertencente à estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Cultura – Secult. Está sediado em um prédio tombado pelo patrimônio do Estado, que existe há mais de 80 anos. O prédio foi construído a partir do projeto arquitetônico do tcheco Joseph Pitilick e concluído em 1925. Foi inaugurado no dia 18 de dezembro de 1998. Na ocasião foi feita uma homenagem ao artista que nomeou a instituição: o capixaba Dionísio Del Santo.
Localizado no Centro de Vitória, capital do Espírito Santo, o MAES já sediou no passado o “Serviços de Melhoramentos”, órgão responsável pelo planejamento urbanístico da cidade. Posteriormente acolheu várias instituições públicas estaduais como o Diário Oficial, setores da Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos e a Secretaria da Fazenda.
Horários de visitação
Terça a sexta de 10h às 16h
Sábados, domingos e feriados 12h às 16h .
IGREJA DOS REIS MAGOS

A Igreja e Residência dos Reis Magos foi construída pelos jesuítas com a ajuda dos índios tupiniquins entre 1580 e 1615, e fica localizada no alto de uma colina, em Nova Almeida, de onde se pode ver a foz do rio Reis Magos.
O local, que foi tombado pelo Iphan em 1943, tem grande representatividade no Espírito Santo e também no Brasil, pois abriga a primeira tela em óleo sobre madeira pintada no Brasil, o quadro Adoração dos Reis Magos. A igreja recebe, em média, 1.500 visitantes por mês.
A Igreja de Reis Magos é um dos pontos turísticos mais visitados na Serra, conhecido pelo lindo pôr do sol, a Igreja tem um mirante com vista para o mar que atrai turistas de todo o País.
FAROL DE SANTA LUZIA

Completando 150 anos, o Farol Santa Luzia é um belo exemplo da cultura e da história de Vila Velha e do Espírito Santo. Suas peças vieram da Escócia, em 1870, e ele foi montado em 1871, pelo Barão de Cotegipe.
O farol mede 12 metros de altura. Sua luz possui alcance de até 32 milhas marítimas, que correspondem a 51 km. Até os dias de hoje, orienta a entrada dos navios na baía de Vitória/Porto de Vitória, Tubarão e Vila Velha.
CONVENTO DA PENHA

Cartão postal de Vila Velha, o Convento da Penha é uma opção, principalmente, para quem mora no interior do Estado e quer curtir um dia de tranquilidade e paz espiritual. O local é o número um em lugares do Espírito Santo que se tem que visitar.
Além de missas, o santuário traz, ainda, vistas de Vitória e Vila Velha que só se pode ver por ali. A entrada é gratuita e há comércio nos arredores com restaurantes e lojas souvenires.
RAMPA DO URUBU

Com mais de 260 metros de altitude, a Rampa do Urubu é um local ideal para quem pratica voo livre. Localizada no bairro Universal, em Viana, ela está em direção ao vento predominante na Região da Grande Vitória e, pelo seu tamanho e inclinação, a rampa facilita os pousos e decolagem do mesmo local, o que atrai grandes atletas brasileiros. Além de oferecer características favoráveis para o esporte, o local dispõe de vista privilegiada, ar puro e natureza exuberante.
O acesso é pela BR 262, no Km 15 e o local não é apenas para os praticantes de voo livre, mas também para os admiradores da natureza e da paisagem que pode ser vista lá do alto. O local também é bem frequentado por ciclistas que gostam de uma trilha mais pesada por conta das subidas que integram a localidade.
O horário de funcionamento e atendimento é das 8h às 22h, mas o local fica aberto 24 horas.
Fonte: Folha Vitória