
Painel sensorial voltado ao público infantil é instalado no CRE de São Mateus
30 de maio de 2022
Agricultores de Itaúnas lutam contra expulsão de áreas retomadas
30 de maio de 2022Comenda visa atuação de instituições ensino
Personalidade que dá nome à honraria, Waldeth Nunes Theodoro foi professora e ajudou a fundar uma das maiores instituições de ensino superior da Região Sudeste
O deputado Dr. Emílio Mameri (PSDB) protocolou o Projeto de Resolução (PR) 9/2022, que institui a Comenda do Mérito Legislativo Chanceler Waldeth Nunes Theodoro. O objetivo é homenagear trabalhadores de instituições educacionais que promovem o empreendedorismo e a inovação no Espírito Santo. Há pedido para tramitação em regime de urgência da proposta.
Segundo o PR, 30 pessoas deverão ser agraciadas com a comenda e a sessão solene destinada à entrega da homenagem deverá ser realizada preferencialmente no dia 1º de julho, data de aniversário da patronesse.
Nascida em Colatina em 1929, Waldeth Nunes Theodoro dedicou sua vida à educação e desenvolvimento. Formada em Serviço Social, Filosofia, Ciências e Letras, com especialização em Administração Escolar, foi professora durante 30 anos em diversas instituições do estado.
Mãe de quatro filhos, em 1972, fundou ao lado do marido Antário Alexandre Theodoro a Faesa, considerada pelo Ministério da Educação (MEC) um dos melhores centros universitários do país. A instituição foi a primeira a ofertar o curso superior em Administração na Grande Vitória, com aulas à noite. Waldeth morreu em 2021, aos 91 anos.
“A professora Waldeth Nunes Theodoro foi uma mulher à frente do seu tempo e trilhou o seu caminho profissional ressignificando o papel social da mulher, numa época em que a maioria se dedicava apenas às tarefas do lar. Ocupou com sabedoria os espaços na sociedade. Construiu sua família baseada no trabalho e no respeito ao próximo. Exemplo de mulher vitoriosa para toda a sociedade, ela nos deixa um legado de empreendedorismo e, acima de tudo, de humanidade. Sua história de vida é perpassada por valores que hoje integram os pilares da instituição que fundou”, destaca Mameri na justificativa da proposta.
Tramitação
As comissões de Justiça, Educação e Finanças emitirão parecer sobre a matéria.
Fonte: Assembleia Legislativa Espírito Santo.