
Governador faz entregas e anuncia novos investimentos em Domingos Martins
13 de junho de 2022
‘Pessoas com deficiência se revelam potência nas artes’
13 de junho de 2022Projeto fixa cotas em universidades estaduais do ES
Matéria estabelece os critérios para a reserva de 50% das vagas destinadas a estudantes pretos, pardos e indígenas e também a pessoas com deficiência
O Projeto de Lei (PL) 210/2022 estabelece a reserva de vagas para estudantes pretos, pardos e indígenas, além de pessoas com deficiência no sistema estadual de educação superior e ensino técnico. Para esse público, a matéria prevê cota de 50% e se aplica a quem cursou integralmente o ensino médio em escolas públicas e vai estudar em instituições vinculadas ao Sistema Universidade do Espírito Santo (UniversidadES) e à Universidade Aberta Capixaba (UnAC), que atuam em regime de colaboração com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), dentre outras unidades de ensino (saiba mais ao final dessa reportagem).
Segundo o PL, a reserva das vagas deve ser para estudantes cujas famílias recebam até um salário mínimo e meio (R$ 1.818) per capita. No caso de não preenchimento das vagas segundo os critérios estabelecidos, aquelas remanescentes deverão ser completadas por estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
O autor da proposta é o deputado Bruno Lamas (PSB), que diz atender às reivindicações de movimentos sociais em defesa de pretos, pardos, indígenas e por pessoas com deficiência.
“A justificativa se encontra na falta de igualdade entre pessoas negras, pardas, indígenas e representatividade de todos os citados acima. O objetivo da proposta de lei é buscar igualdade entre aqueles que são desiguais, o que é necessário para garantir o princípio da isonomia nos cursos técnicos e superiores ofertados no âmbito do Sistema Universidade do Espírito Santo (UniversidadES) e da Universidade Aberta Capixaba (UnAC)”, justifica Lamas.
O projeto será analisado pelas comissões de Justiça, de Educação e de Finanças.
Saiba mais sobre o UniversidadES
O Sistema Universidade do Espírito Santo (UniversidadES) reúne e organiza políticas estaduais de educação profissional, de níveis técnico e superior, por meio da educação presencial e a distância, além da pesquisa, da extensão e da inovação.
A instituição do programa consolida um sistema estadual integrado de ensino superior e profissionalizante, com oferta gratuita de formação e capacitação aos cidadãos do Espírito Santo, além de prever a oferta de mil novas vagas de graduação e pós-graduação, por meio da criação da Universidade Aberta Capixaba (UnAC).
A UnAC possui a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior e pós-graduação no estado e funcionará em formato híbrido, por meio de ensino a distância e da utilização dos polos de apoio presenciais da Universidade Aberta Brasil (UAB) já existentes.
A UnAC será implantada em regime de colaboração com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), mediante a oferta de cursos e programas de educação superior e pós-graduação, considerando as metas do Plano Estadual de Educação, em particular as metas 6, 11, 12, 13 e 161.
Para os cursos de graduação, a seleção dos alunos será realizada com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando também o sistema de cotas conforme a legislação pertinente a cada instituição. Já para os cursos de pós-graduação, a seleção será definida e realizada por cada instituição parceira.
Fonte: Assembleia Legislativa Espírito Santo.