
Imagens da Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI) ajudam na captura de criminoso condenado por dupla tentativa de homicídio qualificado
30 de setembro de 2022
Como chegar aos 100 anos? Aos 99, escritora dá receita da longevidade
30 de setembro de 2022Sábado (1º) é o último dia para divulgação de campanhas de candidatos e partidos em todo o país
O horário eleitoral no rádio e na televisão acaba nesta quinta-feira (29). É a última oportunidade para o eleitor conhecer as propostas de candidatos nesses veículos de comunicação antes da votação. Se ocorrer segundo turno para presidente ou governador, o horário volta a ser exibido entre os dias 7 e 28 de outubro.
Conforme definido pelo TSE, nesta quinta será exibida a última propaganda eleitoral em rede para os candidatos a presidente da República e deputado federal antes do primeiro turno. A veiculação para os demais cargos acabou na quarta (29). Também nesta quinta terminam as inserções de 30 e 60 segundos que são veiculadas durante a programação das emissoras de TV e rádio e abrangem todos os candidatos.
Na sexta-feira (30) é o último dia para veicular propaganda eleitoral paga na imprensa escrita e reproduzi-la na internet. Já no sábado (1º) encerra o prazo da propaganda eleitoral. Isso inclui caminhadas, distribuição de material gráfico, carreatas, passeatas, uso de carros de som e alto-falantes.
Não é permitido aos candidatos e apoiadores campanha no domingo (2), dia da eleição. Contudo, o eleitor pode ir votar vestindo camiseta, bandeira, entre outros adereços do partido ou candidato de sua preferência.
Quem praticar a chamada “boca de urna” (tentativa de arregimentar votos para um determinado candidato) ou for pego em flagrante descartando material de campanha pelas ruas com o intuito de obter alguma vantagem está sujeito a detenção e multa segundo a legislação eleitoral.
Denúncias eleitorais
Foram registradas até a publicação desta matéria 836 ocorrências em 45 dos 78 municípios capixabas no Pardal – ferramenta da Justiça Eleitoral para receber denúncias de propaganda irregular na eleição. Vila Velha (221), Vitória (140) e Cachoeiro de Itapemirim (110) lideram o ranking com o maior número de denúncias.
Quem quiser pode baixar o aplicativo para celular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Google Play ou App Store. Pelo portal do sistema Pardal é possível conferir o andamento da denúncia caso tenha o número do protocolo e ainda verificar a quantidade de denúncias registradas até o momento por estado e município.
Fonte: Assembleia Legislativa Espírito Santo.