Grupo do Norte do ES capta R$ 250 milhões para construir rebocadores
26 de dezembro de 2024Medicamento falsificado: como reconhecer e o que fazer?
26 de dezembro de 2024A velocidade na região entre os quilômetros 100 e 124 será reduzida de 80km/h para 60km/h e toda a sinalização no trecho será alterada
O trecho da BR-101 que passa pela reserva biológica de Sooretama, no Norte do Espírito Santo, terá redução de velocidade a partir da próxima segunda-feira (30). De acordo com a Eco101, a medida tem como foco reduzir colisões com animais.
A velocidade na região será reduzida de 80km/h para 60km/h e toda a sinalização no trecho será alterada. O ponto da rodovia em questão está localizado entre os quilômetros 100 e 124, abrangendo também parte do município de Linhares.
De acordo com a empresa, entre os animais ameaçados de extinção na região, estão a onça-pintada, a anta, o mutum-preto, o Guigó e o Tatu-canastra. A medida busca proteger a fauna e também motoristas, que podem se envolver em acidentes em tentativas buscas de desvio ou em colisões de animais.
A analista de Sustentabilidade da Eco101, Grazielli Pena, frisa que mesmo com a mudança de sinalização, é importante que os motoristas redobrem a atenção, principalmente no período entre tarde e noite, por ser o momento do dia em que os animais mais cruzam a pista.
“A previsão para concluir o trabalho de troca da sinalização na quilometragem completa deve durar dois dias. A região é de extrema importância para a fauna e vimos nesse trabalho uma maneira de reduzir, com objetivo sempre em reduzir ocorrências com animais silvestres na região”, explica.
O Complexo Florestal de Sooretama é um agrupamento de unidades de conservação que reúnem mais de 50 mil hectares entre a Reserva Biológica de Sooretama, a Reserva Natural da Vale, e as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) Mutum Preto e Recanto das Antas.
E empresa destaca que, em caso de avistamento de animal ferido na rodovia, basta acionar a equipe especializada de resgate através do número 0800 77 01 101.
Fonte: Folha Vitória