
Feira Criativa Nóiz Reusa celebra cultura e empreendedorismo no próximo sábado (10) em Viana
5 de maio de 2025
Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
5 de maio de 2025A lista dos 100 Mais Influentes do Agronegócio 2025, promovida pelo Agro World Ecosystem, foi divulgada e trouxe três nomes com forte conexão com o Espírito Santo. Um dos destaques da premiação – considerada o “Oscar do Agro” – foi Márcio Cândido Ferreira: o superintendente do Grupo Tristão e presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) foi um dos vencedores da categoria “Empresário”. Confira, abaixo, quem mais integrou a lista.
Premiação leva em conta critérios como inovação e liderança
A premiação reconhece os 100 nomes que mais se destacaram no agronegócio nos últimos 12 meses, com base em critérios como inovação, liderança e impacto social e econômico. A cerimônia de premiação foi realizada em Ribeirão Preto, São Paulo.
Na categoria “Empresário”, um dos destaques foi Márcio Cândido Ferreira, superintendente do Grupo Tristão e presidente do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil). Com uma trajetória iniciada aos 15 anos como office boy na Tristão, ele hoje comanda uma das principais tradings de café do país e lidera uma entidade que representa cerca de 300 mil produtores brasileiros.
“Mais do que um prêmio, essa homenagem representa uma história. Se cheguei até aqui, devo muito à empresa que acreditou em mim desde o início. O Grupo Tristão faz parte de cada passo dessa jornada. Receber esse prêmio é também reconhecer a responsabilidade que vem com ele. O Brasil é protagonista quando se fala em café. Como presidente do Cecafé, representamos cerca de 300 mil produtores, conectamos cooperativas, empresas nacionais e tradings internacionais. A cafeicultura brasileira é referência mundial e, muitas vezes, é por meio dela que o Brasil se apresenta ao mundo no contexto do agro”, afirmou Márcio.
Já na categoria “Entidades Setoriais” um dos escolhidos foi Paulo Hartung, presidente da Indústria Brasileira de Árvores (IBA) – associação que reúne a cadeia produtiva de árvores plantadas para fins industriais – e ex-governador do Espírito Santo.
E na categoria “Referência” Beto Abreu, CEO da Suzano, foi um dos vencedores. A Suzano tem uma forte presença no Espírito Santo e é a maior produtora de celulose do mundo. No estado, tem uma fábrica em Aracruz com capacidade produtiva de 2,3 milhões de toneladas de celulose por ano, além de uma planta em Cachoeiro de Itapemirim com capacidade de produzir 30 mil toneladas de papel higiênico por ano.
Ao todo, 100 empresários foram homenageados. Entre os ganhadores, também estão empresários conhecidos como Carlos Alberto Griner (CHRO na Raízen); Dênio Oliveira (CEO da Bem Brasil); Estevan Sartoreli (fundador e co-CEO da Dengo Chocolates); Fabrício Orrigo (diretor de produtos para Agro da TOTVS); e Paulo Sousa (presidente da Cargill no Brasil).
fonte: folha vitória