
Mais de 40% das casas com quilombolas não são ligadas à rede de água no ES
16 de maio de 2025
Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol de Base 2025
16 de maio de 2025Eles começam o dia quando muitos estão dormindo. Com vassouras, pás, carrinhos e uniformes refletivos, os garis caminham pelas ruas com passos firmes e discretos, enfrentando sol, chuva, trânsito e, muitas vezes, a invisíveis. Neste 16 de maio, quando comemoramos o Dia Nacional do Profissional de Limpeza Urbana, conhecido como Dia do Gari, é tempo de parar, refletir e, acima de tudo, reconhecer: sem eles, a cidade para.
O trabalho do gari vai muito além da varrição. É um serviço essencial que garante saúde pública, bem-estar e qualidade de vida. Um espaço urbano limpo é também um espaço mais seguro, bonito e acolhedor. Cada rua limpa é resultado de um esforço contínuo, invisível aos olhos da correria do cotidiano, mas essencial para o funcionamento da cidade.
O secretário de Serviços Urbanos Paulo Neres disse que a limpeza urbana não é responsabilidade apenas do poder público. “É um dever compartilhado, um pacto silencioso entre o gari e cada cidadão. Juntos, podemos formar um elo poderoso quando descartamos o lixo no lugar certo, quando separamos os recicláveis, quando evitamos jogar lixo nas ruas ou nas calçadas e quando reconhecemos, com um simples ‘bom dia’ ou ‘obrigado’, o trabalho de quem cuida da nossa cidade”.
“Eu amo o meu trabalho e não me envergonho disso. Faço porque eu realmente gosto do meu trabalho. Ser gari é muito mais do que varrer ruas, é cuidar da cidade, é fazer parte da vida de todo mundo. A gente começa o dia cedo, muitas vezes antes do sol nascer, e termina com a certeza de que ajudou a manter tudo mais limpo, mais bonito e mais saudável. Seguimos com o coração cheio, porque sabemos da importância do nosso papel. Quero dizer que tenho orgulho da minha profissão, dos meus colegas de trabalho e de contribuir com dignidade para a cidade”, comentou a gari Adenita, que está todos os dias com o sorriso no rosto trabalhando pelas ruas da cidade.
Cada gari tem uma história. Muitos são pais e mães que sustentam suas famílias com dignidade. Muitos têm sonhos, talentos e esperanças como qualquer um de nós. Contar suas histórias é lembrar que por trás do uniforme verde, há vidas que merecem respeito, empatia e valorização.
Que tal, neste Dia do Gari, sair do automático e agir com consciência?
- Cumprimente um gari.
- Evite jogar lixo pela janela do carro.
- Ensine uma criança a importância da limpeza urbana.
“Celebrar o Dia do Gari é reconhecer os que transformam o caos em ordem, a sujeira em saúde, a cidade em lar. Mas mais do que isso, é reafirmar o nosso papel como agentes de mudança. Porque quando cuidamos do que é de todos, a cidade responde com beleza, saúde e cidadania. Neste 16 de maio, o nosso mais sincero obrigado a todos os garis. Vocês são a base sobre a qual construímos a cidade que queremos”, pontuou o prefeito Dr. Coutinho.
Boas atitudes para o descarte correto do lixo:
1. Respeite os dias e horários da coleta
- Resíduos recicláveis (papel, plástico, metal, vidro) devem ser separados do lixo orgânico (restos de alimentos, cascas, etc.).
2. Respeite os dias e horários da coleta
- Colocar o lixo na calçada nos dias e horários corretos evita que ele fique exposto ao sol, à chuva ou seja rasgado por animais.
3. Use sacos resistentes e bem fechados - Isso evita vazamentos e acidentes para os garis.4. Embale corretamente materiais cortantes ou perfurantes
- Cacos de vidro, espetos e objetos pontiagudos devem ser embrulhados em papel grosso e identificados com uma mensagem de alerta (“CUIDADO: VIDRO”).5. Nunca jogue lixo na rua, em terrenos baldios ou em bueiros
- Isso causa alagamentos, proliferação de doenças e degrada o meio ambiente.6. Utilize os pontos de coleta seletiva
- O município também oferece Ecopontos ou locais específicos para o descarte de recicláveis, óleo de cozinha, eletrônicos e pilhas.8. Eduque pelo exemplo
- Ensine crianças e influencie quem está ao seu redor com atitudes conscientes e responsáveis.
Fonte: Prefeitura de Aracruz.