Economia criativa emprega mais de 170 mil pessoas no Estado
3 de abril de 2023Governo do Estado forma profissionais nos Programas de Residências em Saúde
4 de abril de 2023Aracruz é decretada, simbolicamente, capital do Espírito Santo durante Desfile Cívico-Cultural, que comemorou seus 175 anos de emancipação política
Manhã de festa para a família aracruzense. Nesta segunda-feira, 3 de abril, dia em que o município completou 175 anos de sua emancipação política, Aracruz foi decretada, simbolicamente, como a capital do Espírito Santo, pelo governador Renato Casagrande, durante abertura do Desfile Cívico-Cultural.
O tradicional desfile, que não acontecia há quatro anos, levou centenas de famílias aracruzenses à avenida Venâncio Flores para acompanharem de perto toda as apresentações que contaram a rica história e cultura do município. A secretária de Ações Estratégicas (SEMAE), Jeesala Coutinho, abriu as falas das autoridades, agradecendo as presenças das famílias e do apoio do governo do estado.
“Bom dia a todos. É com muita alegria que recebemos cada um de vocês, que saíram de suas casas para presenciar esse momento tão importante. Às autoridades presentes, recebam nosso abraço e carinho, e ao governador, que é um grande parceiro, muito obrigada por todos os investimentos que chegaram até nós, como a revitalização dessa via onde estamos, além de todas a obras. Nossa eterna gratidão”, disse.
Em seguida, o prefeito Dr. Coutinho, muito emocionado, lembrou que quando nasceu em Barra do Riacho, Aracruz completava 100 anos. “A emoção é muito grande ao falar da minha terra, que hoje completa 175 anos. Quando esse município fez 100 anos, eu nasci. Tenho uma alegria de viver e de fazer o melhor por essa terra, com amor de um médico, que trabalhou por 45 anos e que adora abraçar as pessoas. Obrigado ao povo aracruzense e muita energia positiva para todos nós” enfatizou.
Aracruz, capital do Espírito Santo
Em seu discurso, Renato Casagrande assinou um decreto , que simbolicamente, colocou Aracruz como a capital do estado. “Hoje, por meio de um projeto de lei, que teve o apoio de todos os deputados da Assembleia Legislativa, transferi a capital de nosso estado para Aracruz, o que para nós é uma simbologia importante por todo o seu potencial, pelo o que está vivendo, e pelo o que ainda viverá, pois estamos diante da cidade que mais se desenvolve no Espírito Santo, e fica aqui nosso apoio”, destacou o governador.
Ainda de acordo com Casagrande, o Desfile Cívico-Cultural serviu como uma excelente oportunidade para propagar a paz.
“Esse é um importantíssimo dia para Aracruz. É muito bom reafirmar o nosso compromisso com essa cidade. Hoje estamos aqui para cultivarmos a paz, com diálogos permanentes, para que sirva de exemplo, não só de políticas públicas, mas de um estado que quer dialogar com quem pensa diferente. Viva Aracruz”!, comemorou.
O desfile se iniciou com o 38 Batalhão de Infantaria, cujo carro de frente contou com as ilustres presenças dos ex-combatentes de guerra de Aracruz, os pracinhas Silvio Pinto, 99 anos, Jacinto Martinelli, 100 anos e Abraão Pereira Rangel, de 101 anos.
Em seguida vieram os alunos de 30 escolas da Rede Municipal de Ensino, que fantasiados, deram um show ao mostrarem toda riqueza, cultura e história do município. Foram representados temas diversos como as praias aracruzenses, resistência ancestral indígena, o congo, a cultura italiana, agricultura, pesca, leitura, projetos educacionais, brincadeiras, além do desenvolvimento econômico e valorização da diversidade.
“Milha filha de seis anos, que estuda no Placidino Passos, participou pela primeira vez do desfile. Como o tema foi literatura infantil, ela foi fantasiada de chapeuzinho vermelho, e se mostrou muito empolgada. Quando presenciei esse desfile da última vez, ela tinha apenas dois anos, por isso achei muito bacana a participação dela. Essa nossa tradição tem que continuar, lembrou a mãe Graziele S. Fernandes.
O momento ainda contou com a participação de entidades como a APAE, Lions Club, Grupo Di Balo Nova Trento, Banda Marcial Ermentina Leal (BANMEL), que homenageou o falecido maestro Tuti, além das bandas marciais de Ibiraçú, Mucurici e Jaguaré, Polo UAB, Projetos Girassol e Comunidade Betânia, Centro de Referências de Aracruz (CRJ), ciclistas, capoeiristas, escoteiros, dentre outros.
Estiveram presentes na cerimônia o governador Renato Casagrande, o prefeito Dr. Coutinho, seu vice Beto Vieira, secretários municipais, estaduais, vereadores, deputados estaduais, além de autoridades da segurança pública.
Fonte: Prefeitura de Aracruz.