
Comitiva da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento visita Estaleiro da Jurong Aracruz
7 de outubro de 2021
Gasolina estabiliza preço após 7 semanas de alta e é vendida entre R$ 5,89 e R$ 6,49 no ES
7 de outubro de 2021Cancelada audiência sobre preservação de abelhas
Comissão de Meio Ambiente quer discutir projeto que proíbe uso de agrotóxicos próximo a áreas de apicultura e meliponicultura
Foi cancelada a audiência pública sobre a proteção das abelhas, prevista para acontecer nesta quinta-feira (7), à noite. O evento virtual da Comissão de Meio Ambiente iria discutir o Projeto de Lei (PL) 686/2019, que proíbe a utilização de agrotóxicos, fungicidas e inseticidas em locais próximos a áreas de apicultura e meliponicultura.
Para debater o assunto, a comissão havia convidado os engenheiros agrônomos Edegar Formentini e Ricardo Braga. Formentini é servidor aposentado do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e membro da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Fórum Espírito-Santense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (Fesciat) do Ministério Público Estadual (MPES).
Ricardo Braga é mestre em Agroecologia, coordenador de Meio Ambiente da entidade ambiental Sociedade Sinhá Laurinha e sócio-fundador da Associação de Meliponicultores do Espírito Santo.
Criação de abelhas protege meio ambiente e gera renda
O projeto
O PL 686/2019, de autoria da deputada Iriny Lopes (PT), proíbe o uso de agrotóxicos, fungicidas e inseticidas em um raio de mil metros no entorno de áreas de apicultura e meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão), instituindo multa para os descumpridores da norma.
Em 2019, o projeto tramitou em regime de urgência e foi aprovado nas comissões de Justiça e Meio Ambiente com emenda substitutiva que retira a previsão de multa para os infratores e estabelece prazo de 45 dias depois da publicação oficial para a lei entrar em vigor.
A matéria aguardava o posicionamento da Comissão de Agricultura, mas a autora pediu a retirada do projeto da pauta de votação no dia 12 de novembro de 2019.