Ales recebe “castramóvel” em novembro
30 de outubro de 2024Faltam 5 Dias Para o Início Das Rematrículas – Ano Letivo 2025
30 de outubro de 2024Cidades do ES registram mais de 100 milímetros de chuva; saiba como volume é calculado
Anchieta, Guarapari, Cariacica, Vila Velha e Alfredo Chaves foram as cidades em que mais choveu em 24 horas
Em 24 horas, choveu mais de 100 milímetros em pelo menos cinco cidades do Espírito Santo. É o que aponta o boletim meteorológico extraordinário da Defesa Civil do Estado divulgado na manhã desta quarta-feira (30).
O volume é considerado alto quando registrado em um curto período de tempo. Na Grande Vitória, a chuva começou na segunda-feira (28), mas se intensificou durante a noite desta terça-feira (29) e a madrugada de quarta (30).
Anchieta, Guarapari, Cariacica, Vila Velha e Alfredo Chaves foram as cidades onde mais choveu. Os municípios estão em alerta para o risco alto de deslizamentos de terras e também alagamentos.
COMO É CALCULADO O VOLUME DE CHUVA?
O acumulado de chuva é medido em milímetros. A escolha da Organização Meteorológica Mundial busca facilitar o processo de contagem do volume.
QUAL EQUIPAMENTO USADO NA MEDIÇÃO?
Para calcular o volume de chuva é utilizado um pluviômetro, um coletor de água de precipitação. Ele é instalado em diversas áreas de uma região. A chuva coletada em um recipiente é armazenada e depois medida.
QUANTO VALE 1 MILÍMETRO DE CHUVA?
1 MM DE CHUVA = 1 MM POR M²
A água da chuva coletada no pluviômetro em determinado período (geralmente de 24 horas) é levada para um recipiente de 1 metro de largura por 1 metro de altura, ou seja, 1 metro quadrado. A cada milímetro de água na altura desse recipiente, dizemos que choveu um milímetro.
Fonte: Folha Vitória