IPVA 2024 no ES: veja data de vencimento, como consultar valor e imprimir boleto
3 de janeiro de 2024Espírito Santo encerra 2023 com menor número de homicídios dos últimos 27 anos
3 de janeiro de 2024Na tarde de quinta-feira (28), dia em que foram recebidas as doações, o Centro contava com duas bolsas do tipo sanguíneo A-
O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) recebeu mais de 360 bolsas de sangue na última quinta-feira (28). As doações chegaram após a divulgação de o Centro contar com baixo estoque para alguns tipos sanguíneos.
Na tarde de quinta-feira, dia em que foram recebidas as doações, o Hemoes contava com duas bolsas do tipo sanguíneo A-, quando o ideal seriam 12. Já para O-, haviam quatro, muito abaixo do ideal de 24.
Na quarta-feira (27), o problema se agravou, uma vez que os estoque A- e O- ficaram zerados.
De acordo com o Hemoes, a doação de sangue é de extrema importância durante o período de festas, uma vez que acontece um aumento significativo no número de acidentes.
Em entrevista ao Folha Vitória, no último dia 23, a diretora-geral do Hemoes, Marcela Murad, fez um alerta sobre o risco da falta de sangue.
“Nesta época de festividades, temos aumento de acidentes e muita demanda de pessoas que precisam de sangue. Mas, ao mesmo tempo, são menos doadores que procuram o Hemocentro”.
As doações foram recebidas com comemoração pelo Centro, de acordo com o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte. Segundo ele, o Hemoes ainda precisa de doadores regulares para manter os estoques em níveis seguros.
“Após o alerta feito nesta semana sobre a importância da doação de sangue nos período de festas/férias, as unidades do Hemoes que temos em todo o Estado registraram mais de 360 bolsas de sangue coletadas em um único dia – nesta quinta-feira (28). Agradecemos imensamente a presença dos capixabas que atenderam ao nosso apelo e reforçamos que precisamos de doadores regulares para manter os estoques em níveis seguros”, declarou
Uma única bolsa de sangue pode ajudar a salvar até quatro pessoas. No Espírito Santo, durante o mês de junho, acontece a campanha Junho Vermelho para estimular a doação em todo o Estado.
Fonte: Folha Vitória.