MPES abre vagas de estágio com bolsa de R$ 800 para 68 municípios capixabas
10 de novembro de 2023Movimenta Cultura chega ao Espírito Santo com oficinas gratuitas voltadas à gestão cultural
10 de novembro de 2023Zagueiro da Seleção na conquista do tetra na Copa de 1994, Aldair é a estrela da cerimônia de abertura e destaca a importância da Copa Vitória das Comunidades para a cidade
Numa competição que promete mostrar os craques do futebol amador de Vitória, nada melhor que um cracaço de bola pra dar a sua bênção antes de a bola começar a rolar. E na noite desta quinta-feira (9), quem fez as honras na cerimônia de abertura da Copa Vitória das Comunidades foi o ex-zagueiro Aldair, tetracampeão do mundo com a Seleção Brasileira na Copa de 1994.
Aos 57 anos, e ainda “fininho”, Aldair foi nomeado embaixador da Copa Vitória das Comunidades. De cara, fez questão de destacar a importância do torneio para as equipes, para as comunidades e para a cidade em geral.
“É um convite que aceitei porque sei da importância disso pra essa garotada, a importância para as comunidades, sei como são importantes esses campeonatos entre bairros. É uma Copa com muitos anos de realização, mas que com essa visibilidade nunca foi vista antes. Então, parabéns”, elogiou o tetracampeão mundial, que autografou as bolas da competição e tirou fotos com dezenas de fãs.
A cerimônia de abertura da Copa Vitória das Comunidades aconteceu no auditório da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira. O evento teve presença de representantes dos 16 times da 1ª Divisão, além de autoridades e figuras ilustres do esporte como Índio, ex-treinador da seleção brasileira de beach soccer.
PUBLICIDADE
Empolgado com a competição, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, frisou a oportunidade que as equipes e as comunidades têm de mostrar seus valores ao Estado inteiro, lembrando que a competição tem cobertura completa da Rede Vitória.
“Eu vejo aqui que todos desejam chegar à final. E quem chegar à final vai ter a oportunidade de ser visto em todo o estado do Espírito Santo. Olha só o tamanho dessa oportunidade! O que era bom ficou melhor! Vamos fazer o maior e melhor campeonato da história do Espírito Santo”, cravou o prefeito Lorenzo Pazolini.
A promoção da saúde e a integração entre as comunidades também foi destacada pelo prefeito: “A Copa Vitória das Comunidades é isso: é promover a saúde, promover a igualdade, promover o encontro das gerações e fazer isso tudo junto, ao mesmo tempo, com uma grande festa de todos . E, quem sabe, podem surgir grandes talentos que podem estar jogando no futebol profissional”.
Final com transmissão ao vivo e premiação em dinheiro
Os jogos da Copa Vitória das Comunidades começam nesta sexta-feira (10), a partir das 19h15, no campo da Curva da Jurema, em Vitória. Ao todo, serão 31 partidas, sendo 30 delas no mesmo local, já que a decisão do torneio, no dia 17 de dezembro, será no estádio Salvador Costa, em Bento Ferreira. A final do campeonato terá transmissão ao vivo pela TV Vitória.
“A Copa Vitória das Comunidades fala muito mais do que sobre esporte. Ela fala sobre saúde, interação, troca entre as comunidades da Capital. E quando a gente fala em comunidades, a Rede Vitória representa muito bem isso, é a nossa cara. A gente vai trazer muito conteúdo com nossa cobertura diária na TV, no Folha Vitória, na Jovem Pan e Pan News. A gente quer mostrar muito além dos jogos, vamos falar também das pessoas por trás dos times, vamos contar histórias. Os jogos trazem famílias, amigos, diversão e conexões, é isso que queremos mostrar. A final será transmitida ao vivo na TV e também no Folha Vitória. É um marco”, explicou o diretor-executivo da Rede Vitória, Felipe Caroni.
Além da transmissão ao vivo da final pela TV Vitória, outra novidade anunciada na cerimônia de abertura foi a premiação em dinheiro para o time campeão. Quem levantar a taça no dia 17 de dezembro vai levar também um cheque de R$ 10 mil como premiação pelo título.
Um dos responsáveis pelo Bavi, equipe do bairro Jesus de Nazareth, Tomé aprova a premiação e tem certeza de que os times estão supermotivados para o início da competição. “Vai dar muita emoção! Se já era um campeonato bem organizado, ficou melhor ainda com essa premiação. Incentiva ainda mais todos os times. O Bavi foi campeão em 2021, mantivemos o mesmo elenco, com talentos da comunidade e temos a fama de time da raça. É a vontade de vencer e vamos buscar o título”, avisou.
Primeira rodada começa nesta sexta-feira
A Copa Vitória das Comunidades reúne 16 equipes na 1ª Divisão. Os times foram divididos em quatro chaves de quatro equipes em cada e os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas de final, que serão disputadas em jogo único.
Atual campeão, o Jabour está no Grupo A, junto com Meninos da Vila (Jaburu), Central City (Centro) e Grêmio do Forte São João. No Grupo B, estão Galácticos de Sábado (Santo Antônio), Bela Vista, Amigos do PI (Enseada do Suá) e Caçador (Maruípe). O Grupo C é formado por Unidos de Inhanguetá/19 de Maio, Unidos de Maria Ortiz, Real Sociedad (Andorinhas) e Comercial do Bonfim. Já o Grupo D tem as equipes de Bohêmios (Santo Antônio), Cruz Azul (Bairro da Penha), Bavi (Jesus de Nazareth) e Shacktar (São Pedro).
A primeira rodada começa nesta sexta-feira (10), com os dois primeiros jogos do Grupo A. Na abertura, às 19h15, jogam Jabour x Meninos da Vila. Na sequência, o jogo é Central City x Grêmio do Forte São João.
SERVIÇO
COPA VITÓRIA DAS COMUNIDADES
1ª RODADA
Sexta-feira (10)
19h15: Jabour x Meninos da Vila
20h45: Central City x Grêmio do Forte São João
Sábado (11)
15h00: Galácticos de Sábado x Bela Vista
16h30: Amigos do PI x Caçador
18h00: Unidos de Inhanguetá x Unidos de Maria Ortiz
19h30: Real Sociedad x Comercial
Terça-feira (14)
19h15: Bohêmios x Cruz Azul
20h45: Bavi x Shacktar
Fonte: Folha Vitória.