Terra pode alcançar 2,9°C até o fim do século
18 de julho de 2024Começa período de matrícula para alunos da EJA na Rede Estadual de Ensino
18 de julho de 2024Atividades esportivas são realizadas em todo o território capixaba e em todos os meses do ano, argumenta Bahiense, autor da proposta
As corridas de rua realizadas em todo o território capixaba podem ser declaradas como patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo. É o que propõe proposta de iniciativa do deputado Delegado Danilo Bahiense (PL) aprovada nas comissões de Justiça e Cultura.
O parlamentar destaca que o Espírito Santo é palco de aproximadamente 60 corridas por ano. “Veja pois, e a exemplo, que temos no estado as 10 Milhas Garoto, que trata de evento de reconhecimento internacional, com desportistas do mundo inteiro, que fazem a referida prova saindo de Vitória e finalizando em Vila Velha (…)”, pontua..
Além de Vitória e Vila Velha, Bahiense elenca outras corridas que ocorrem em várias regiões, nos municípios Alfredo Chaves, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Domingos Martins, Guarapari, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Piúma, Santa Teresa, São Mateus e Serra. O calendário de corridas de rua abrange todos os meses do ano.
“É de conhecimento de todos nós que a prática desportiva traz diversos benefícios à saúde humana, seja mental ou física. Dentre as várias modalidades desportivas (…), as corridas integram importante parcela dessas atividades, sendo o Estado do Espírito Santo palco de inúmeras corridas e até mesmo caminhadas, haja vista a Romaria dos Homens e os Passos de Anchieta”, defende o autor do Projeto de Lei (PL) 669/2023.
Tramitação
Bahiense apresentou requerimento de urgência para o matéria. Se o pedido for aprovado, a proposição pode ser incluída na pauta de votação para receber os pareceres orais das comissões de Turismo e Desporto e Finanças, agilizando sua tramitação na Assembleia Legislativa.
Acompanhe a tramitação do PL 669/2024
Fonte: ALES