Confira o funcionamento do Detran|ES no feriado da Proclamação da República
14 de novembro de 2023Confira os serviços de saúde que funcionam no feriado da Proclamação da República do Brasil
14 de novembro de 2023Em outubro, 6240 casos foram registrados, número 11 vezes maior do que em agosto, com 541 ocorrências
Após três anos do pico de casos da doença em todo o Brasil, na Grande Vitória ainda é possível realizar testes para a detecção do coronavírus em diferentes pontos e postos de saúde.
A realização dos testes ainda é relevante no Estado, levando em consideração o número de casos detectados da doença ainda em 2023, com 6240 casos registrados somente em outubro, número 11 vezes maior do que em agosto, com 541 ocorrências.. Saiba onde fazer o teste.
Vitória
Na capital Vitória é possível realizar os testes por meio de agendamento online no Centro de Testagem na Ilha de Santa Maria, informou a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus).
Além disso, durante a semana, os testes são realizados nas 29 Unidades de Saúde do município, mediante consulta e critério médico, e capacidade instalada de cada Unidade.
De acordo com a Semus, nos fins de semana e feriados, testes rápidos são realizados nas Unidades de Saúde da Praia do Suá, Conquista, Santo Antônio, Maria Ortiz, Maruípe e Jardim Camburi, mediante consulta, e capacidade instalada de cada Unidade. O agendamento pode ser feito por meio do site ou pelo app Vitória Online.
Vila Velha
Na cidade canela-verde, os testes nas Unidades de Saúde (USs) acontecem apenas mediante agendamento online por meio do site da prefeitura. Para a coleta, o paciente deve apresentar sintomas da doença há pelo menos três ou sete dias.
No município, há seis unidades em que as pessoas podem comparecer fora do horário comercial para a realização do teste, são elas: Ataíde, Barra do Jucu, Ibes, São Torquato, Vila Nova e Araçás. A coleta é feita de segunda a sexta, exceto em feriados.
Durante fins de semana e feriados, pacientes devem procurar o Pronto-Atendimento da Glória ou à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Rivieira da Barra. As coletas serão feita mediante recomendação médica.
Serra
A Secretaria de Saúde da Serra informou que ampliou o horário de atendimento no Laboratório Central, em Jardim Limoeiro, para a testagem sem agendamento com o teste RT-PCR.
O local funcional das 8h às 12h e das 13h às 18h de segunda a sexta-feira, incluindo feriados e sábados das 8h às 12h. Para realizar o teste, basta apresentar documento pessoal com foto, CPF ou cartão do SUS. Pacientes que apresentem sintomas devem comparecer ao local de máscara.
“O mesmo ocorre nas unidades de saúde de Boa Vista, Jacaraípe, Serra Dourada, Feu Rosa, Novo Horizonte, Nova Almeida, Planalto Serrano Bloco A e Nova Carapina II, conforme horário de atendimento de cada local”, relatou o órgão por nota.
Cariacica
Em Cariacica haverá testagem gratuita nas quatro Unidades de Pronto Atendimento na próxima quarta-feira (15), feriado nacional de Proclamação da República.
Os atendimentos nos PAs de Bela Vista e Nova Rosa da Penha acontecem das 7h às 17h. Já os PAs do Trevo e Flexal, funcionam 24h.
“Em dias normais, a testagem também é feita nas 30 Unidade Básica de Saúde (UBS), que funcionam das 7h às 16 horas. O atendimento é por livre demanda, sem necessidade de agendamento”, afirmou a Secretaria de Saúde de Cariacica.
A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), informou que mantém três pontos de testagem para a Covid-19, e todos funcionam por livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio.
A Secretaria da Saúde esclarece que mantém, atualmente, três pontos de testagem para a Covid-19 e todos eles funcionam por livre demanda, não sendo no momento necessário o agendamento prévio.
Os pontos de testagem estão localizados no Aeroporto de Vitória (de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 17h, na Universidade Federal do Espírito Santo de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h e no Terminal Rodoviário de Laranjeiras, na Serra (de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h
“Além desses locais, a Sesa orienta que os cidadãos procurem também os pontos de testagem junto ao seu município, sendo os pontos de testagem do Estado uma estratégia complementar”, afirmou a Sesa.
Fonte: Folha Vitória