
Governo anuncia plantio de 20 milhões de árvores em todo o Espírito Santo
19 de outubro de 2023
Marinha realiza batimento de quilha do navio polar Almirante Saldanha
20 de outubro de 2023Nova área de exportação deve atrair empresas ao Espírito Santo e potencializar a economia
O decreto que cria a Zona de Processamento de Exportações (ZPE) em Aracruz, no Norte do Espírito Santo, foi publicado nesta quinta-feira (19) no Diário Oficial da União.
Com 50.232 hectares, essa é a primeira ZPE privada do país. O espaço será dedicado a instalação de empresas que devem gerar emprego e renda.
De acordo com decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ZPE entrará em funcionamento após o seu alfandegamento pela Secretaria Especial da Receita Federal.
Em julho, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, esteve no Espírito Santo e assinou a resolução que aprova a criação da ZPE de Aracruz.
“Será um grande local para instalação de empresas, geração de emprego, renda, agregar valor às mercadorias e teremos muitos produtos sendo exportados pela ZPE”, destacou na época.
Na mesma ocasião, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, frisou que a ZPE deve potencializar a indústria e o comércio internacional e, consequentemente, a economia do país e do Espírito Santo.
A gestão da ZPE de Aracruz será de competência do Grupo Imetame, que deve garantir a infraestrutura necessária para a operação, bem como selecionar as indústrias a serem instaladas no local.
A participação governamental está pautada em consolidar um ambiente favorável para negócios, mantendo a austeridade e equilíbrio nas contas públicas para atrair investidores e empreendedores, favorecendo novas oportunidades.
Fonte: Folha Vitória.