Seca, racionamento e sustentabilidade: como formar e engajar trabalhadores?
20 de setembro de 2024Suzano fortalece comunidade local com recrutamento para nova fábrica de papel tissue em Aracruz
23 de setembro de 2024O Indicador de Atividade Econômica da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) estima que o PIB capixaba deve crescer acima do estimado para o país até o fim de 2024. Enquanto o estado deve repetir neste ano o crescimento de 2023, de 4,3%, a economia brasileira deve crescer 2,96%, de acordo com o último Boletim Focus, do Banco Central. Nos primeiros seis meses de 2024, a economia capixaba confirmou essa tendência e avançou acima da média brasileira.
Agropecuária capixaba cresceu enquanto setor recuou no país
No primeiro semestre de 2024, a atividade econômica do Espírito Santo cresceu 3,9% em relação ao mesmo período de 2023, superando o crescimento nacional de 2,9%.
Esse resultado foi impulsionado pelo desempenho positivo dos três principais setores: a indústria cresceu 3,9%, os serviços avançaram 3,1% e a agropecuária apresentou um expressivo aumento de 8,9%.
O crescimento dos segmentos de indústria e serviços acompanhou a média nacional. Por outro lado, o setor agropecuário nacional teve uma queda de 2,9%, enquanto no Espírito Santo apresentou um crescimento acelerado.
INDÚSTRIA, SERVIÇOS E AGROPECUÁRIA
A agricultura capixaba foi impulsionada pelo aumento na produção e na alta dos preços de café arábica e conilon e a pecuária se destacou com a produção de leite e suínos.
Na indústria, o setor extrativo, que inclui petróleo, gás e pelotização, foi o que mais contribuiu para o resultado no 1º semestre. Energia e saneamento avançaram 14,2% no semestre e também impulsionam o crescimento industrial.
O setor de serviços teve alta em todas as atividades – comércio, transporte e demais atividades, como saúde e educação – e segui com a tendência de alta.
PROJEÇÃO DE CRESCIMENTO PARA 2024
O IAE-Findes aponta que o desempenho previsto para a economia capixaba neste ano será melhor do que a projeção do mercado para o Brasil (3%).
Se o cenário projetado se cumprir, o Estado deve crescer 4,3% neste ano com a ajuda dos bons resultados da agropecuária (5,9%), dos serviços (3%) e da indústria (1,7%).
“No caso da indústria, as projeções apontam para um crescimento de 1,7% ao longo de 2024. Essa previsão deve-se, principalmente, a uma expectativa de maior produção de pelotas de minério de ferro devido à reativação da Usina 3 da Samarco, que estava parada desde 2015. Além disso, o desempenho da indústria de transformação neste ano deverá ser melhor do que o observado em 2023”, explica Marília Silva, gerente executiva do Observatório da Indústria.
PRINCIPAIS INDICADORES ECONÔMICOS DO ESPÍRITO SANTO
-4,5% taxa de desocupação do ES no primeiro semestre, ante 6,9% no Brasil no primeiro semestre;
-28,9 mil novos postos de trabalho formal de janeiro a julho de 2024 no ES;
-4,12% inflação da Grande Vitória no acumulado de doze meses encerrados em junho (IPCA);
-41,2% crescimento da corrente de comércio (soma das exportações e importações) do ES com o resto mundo nos seis primeiros meses do ano e chegou a US$ 12,8 bilhões.
Fonte: Folha Vitória