Vacina contra a dengue: clínicas do ES já fazem pré-reserva; veja valor
23 de junho de 2023Projeto incentiva políticas públicas para idosos
23 de junho de 2023Elite do surfe nacional, Rafael Teixeira disputa circuito em Linhares: “Prazer competir em casa”
O surfista capixaba, em meio à disputa do Challenger Series WSL, volta as atenções para a Tríplice Coroa Betmania de Surfe, em Pontal do Ipiranga; evento será transmitido
A contagem regressiva para a 1ª etapa da Tríplice Coroa Betmania de Surfe está chegando ao fim. Nesta sexta-feira (23), os principais surfistas do Espírito Santo vão competir na praia de Pontal do Ipiranga, em Linhares, no Norte do Espírito Santo.
A competição será transmitida ao vivo na capa do Folha Vitória, a partir das 8h. Alguns nomes de atletas renomados no universo do surfe já foram confirmados pela organização. Entre os vencedores profissionais, a quantia de R$ 20 mil será dividida entre 9 colocados. O atleta que alcançar a primeira colocação irá levar o prêmio de R$ 5 mil, além do título de Grande Campeão da Tríplice Coroa de Surfe.
Entre os participantes está o surfista Rafael Teixeira, único capixaba na Challenger Series (CS) WSL, segunda divisão do circuito de surfe mundial. Atualmente, ele ocupa o 9º lugar na temporada, com 2.577 pontos somados.
Em meia à busca pelo acesso à elite do surfe, onde disputam grandes nomes como Gabriel Medina, Kelly Slatter e Ítalo Ferreira, o capixaba volta as atenções para o torneio no Espírito Santo.
“É um prazer competir em casa, no Espírito Santo. Eu disputo poucas etapas por aqui no Estado. Vai ser ótimo rever os amigos e promete.”
De olho na conquista para aumentar a galeria de títulos, Rafael diz que a expectativa para o torneio é de chegar longe e também se manter preparado para a próxima etapa do Mundial de Surfe, que acontece na Austrália, para onde o surfista viaja após o torneio no Pontal do Ipiranga.
“Além da oportunidade de competir aqui, vai ser um treino de luxo para as próximas etapas do Mundial, que é o meu principal objetivo na temporada. Também é uma maneira de trabalhar mais alguns aspectos que hoje devo melhorar para a sequência da temporada”, afirmou.
O surfista capixaba também falou do fato de ser o único atleta a competir na Tríplice Coroa e que disputa o Circuito Mundial da WSL e garante não se sentir pressionado para conquistar o resultado.
“É uma etapa em que quero me divertir. Não importa o seu nível, quem surfar o seu melhor naquele tempo em que estamos no mar, leva a melhor”, declarou.
Duelos com feras do surfe
Em busca do acesso à elite do surfe mundial, Rafael Teixeira pode reencontrar duas feras do surfe mundial, com quem já disputou competições e até venceu.
Tratam-se de Gabriel Medina e Ítalo Ferreira, com quem já disputou torneios amadores.
“O Gabriel e o Ítalo são referências. Já venci os dois em algumas competições, mas eles sempre foram fenômenos. É muito gratificante poder vê-los em ação e ter competido contra eles”, disse Teixeira.
Evento terá transmissão on-line no Folha Vitória
A competição Tríplice Coroa, que acontece desde 2018, terá a terceira edição deste ano transmitida on-line pelo canal do YouTube da Associação de Surf de Linhares (ASL) e também na capa do jornal Folha Vitória, que já irá transmitir a competição profissional já nesta sexta-feira (23), a partir das 8h.
O circuito será promovido pela Associação de Surf de Linhares (ASL), e conta com o apoio da Associação de Surf do Pontal do Ipiranga (Aspi), com respaldo da Federação de Surf do Estado do Espírito Santo (Fesurf).
Como funciona a competição
O evento começará pela nesta sexta-feira (23) com as baterias classificatórias da categoria profissional, no balneário de Pontal do Ipiranga.
Os atletas amadores irão competir somente no sábado (24), em eliminatórias para todas as divisões, na praia de Povoação, mesmo município.
As etapas semifinais e finais irão acontecer no domingo (25), na Praia de Regência, e irão até as 11h30, com entrega de premiação a partir de 12h.
Fonte: Folha Vitória.