
Detran|ES promove cursos de formação e atualização para agentes de trânsito
22 de junho de 2022
Bailarinas do ES são finalistas de “Oscar” da dança, em concurso de Nova York
23 de junho de 2022Norma abrange canais de atendimento do governo do Estado e passa a valer em 45 dias, beneficiando pessoas com deficiência auditiva e afonia
Duas novas normas de iniciativa parlamentar foram publicadas nesta terça-feira (21), no Diário Oficial do Espírito Santo. Destaque para a Lei 11.636/2022, que assegura o direito de autossuficiência das pessoas com deficiência auditiva e afonia, na comunicação emergencial junto aos departamentos e canais de atendimento do Estado.
A lei foi proposta pelo deputado Marcos Garcia (PP), por meio do PL 3/2021, e define como autossuficiência na comunicação de emergência o “mecanismo ou sistema eletrônico plenamente capaz de permitir a comunicação do fato emergencial com a autoridade competente, de maneira independente e imediata pela pessoa com deficiência”. A norma entra em vigor 45 dias após a publicação.
Doação de sangue
Também foi publicada norma que garante aos doadores de sangue a isenção em taxa de inscrição em concursos públicos do Estado. A Lei 11.635/2022 assegura esse benefício uma vez ao ano para concursos realizados pela administração direta, indireta, fundações públicas e universidades públicas estaduais.
Para ter acesso ao benefício, a pessoa terá de comprovar que doou sangue ao menos 3 vezes nos últimos 12 meses. A norma é oriunda do PL 46/2020, de autoria do deputado Vandinho Leite (PSDB) e entrará em vigor 30 dias após a sua publicação.
Fonte: Assembleia Legislativa Espírito Santo.