TVE renova contrato de direitos de transmissão do futebol capixaba até 2025
26 de janeiro de 2023Brasileiro indicado duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz palestra durante cerimônia de acolhimento dos profissionais da educação
26 de janeiro de 2023A equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de Aracruz realizou na madrugada desta quinta-feira (26), a apreensão de centenas de caranguejos da espécie Uçá. Os animais foram encontrados já ensacolados nas localidades de Córrego Fundo (Agrião), Irajá e Santa Rosa (Lameirão).
A Semam também já promoveu a soltura dos animais em seu habitat natural, e continuará atuando de dia e noite, realizando rondas em áreas comuns contra a pesca e cata de crustáceos em períodos proibitivos, sendo que durante a andada e defeso de espécies como o caranguejo-uçá, por exemplo, o monitoramento desses locais é intensificado.
Vale ressaltar que o segundo período da andada do caranguejo se iniciou no último domingo (22) e segue até esta sexta-feira (27). Já o terceiro período vai do dia 21 a 26 de fevereiro. A andada é o período reprodutivo dos caranguejos, quando os machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para se acasalarem e para a liberação de ovos.
Nesse período ficam proibidas a captura, manutenção em cativeiro, o transporte, assim como o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização, sendo vedada inclusive a importação para outros municípios ou estados.
Fonte: Prefeitura de Aracruz