Influenza: Saúde vai realizar Dia “D” para ampliar cobertura vacinal em Aracruz
26 de maio de 2022Câncer de pele: programa de prevenção é abordado
26 de maio de 2022“Escola no Aricanga”: alunos do 9° ano da EMEF “Ezequiel Fraga Rocha” conhecem riquezas do bioma que cercam o Parque Natural
Nesta quarta-feira (25) foi a vez dos alunos do 9° ano da EMEF “Ezequiel Fraga Rocha”, dos turnos matutino e vespertino, conhecerem as riquezas do bioma que cercam o Parque Natural Municipal do Aricanga ‘Waldemar Devens’. Essas visitas ocorrem por meio do Projeto “Escola do Aricanga”, que é parte do Plano de Educação Ambiental da Suzano, que atua em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de Aracruz, levando conhecimento e apresentando as características do parque. O objetivo é promover ações educativas e propiciar aos professores e estudantes conhecimento e percepção da importância ambiental com o contato direto na mata atlântica do parque.
O prefeito Dr. Coutinho, na companhia do secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, compareceu nesta tarde para prestigiar a visita e deixar uma mensagem de apoio. Também participaram o vereador Alexandre Manhães e, representando a Suzano, Robson Mendes, do setor de Meio Ambiente Industrial.
Aos alunos, Aladim destacou a importância em se conhecer o parque. “Sejam todos bem-vindos. É um prazer enorme recebê-los. Essa é uma oportunidade bacana para que vocês possam conhecer as riquezas naturais que temos em Aracruz. O Aricanga é um parque que abriga uma vegetação de mata atlântica preservada, onde nessa área de platôs litorâneos se iniciam as montanhas. Aqui nós temos também algumas áreas em estágio avançado de recuperação, com muita informação e trilhas educativas que representam nosso ecossistema e meio ambiente. É um patrimônio que todos nós temos que aprender a cuidar”, destacou.
Em seguida, o prefeito Dr. Coutinho disse que o projeto Escola do Aricanga pode servir como uma grande experiência para que os estudantes se enriqueçam com os conhecimentos aplicados. “Vocês terão a oportunidade de literalmente desbravar esse parque, conhecendo suas trilhas e características, o que dará a vocês muito conhecimento, ajudando-os, por exemplo, na elaboração de uma ótima redação na escola. Aproveitem essa oportunidade, e incentivem seus pais e amigos a também virem aqui. Boa aula”, pontuou.
Robson Mendes, do setor de Meio Ambiente Industrial, reforçou a parceria entre as instituições. “Gostaria de agradecer essa parceria com vocês, que é muito importante para nós da Suzano, em todos os sentidos, pois isso ajuda a preservar esse patrimônio natural da cidade. Vamos sempre estar juntos nessa questão. Muito obrigado”.
Finalizando as boas-vindas, o vereador Alexandre Manhães falou em nome da Câmara Municipal e agradeceu ao prefeito e a Suzano por oferecerem esses conhecimentos. “Muito obrigado ao prefeito Dr. Coutinho e à Suzano por continuarem empreendendo e acreditando na nossa cidade. Vocês demonstram que se importam com o bem-estar das pessoas e com o meio ambiente. E a vocês, alunos e professores, parabéns por se interessarem por esta causa. Sintam-se à vontade, pois esta casa também é de vocês”.
Após as falas, os alunos foram agraciados com um kit contendo mochila, camisa do parque e garrafa de água. Eles ainda colocaram uma proteção nas pernas e foram conhecer a Trilha da Barriguda, onde, durante o passeio, tiveram uma aula sobre o bioma que envolve o Aricanga com o biólogo Luan Damásio e o químico Rhisley Alcroennes.
Fonte: Prefeitura de Aracruz.