Ingressos à venda para Grêmio x Botafogo no Kleber Andrade; como comprar
10 de junho de 2024Brasil faz último amistoso antes da Copa América; escalações e onde assistir
12 de junho de 2024Estamos na Semana do Meio Ambiente e aqui no Espírito Santo a preocupação com a preservação ambiental é crescente, afinal, temos uma biodiversidade rica e um ecossistema sensível. Por isso, é fundamental que os capixabas adotem atitudes sustentáveis para garantir um futuro mais verde e saudável.
A especialista em ESG e presidente do Instituto Kiri, Simone Klein, explica que um dos primeiros passos é a reciclagem porque ela “não só diminui a quantidade de lixo nos aterros sanitários, mas também economiza recursos naturais e energia. Em casa e no trabalho, a separação adequada do lixo são fundamentais. Além disso, destinar corretamente os resíduos orgânicos para compostagem também é um passo importante nesse processo”, destacou.
Outra atitude que ela defende é consertar vazamentos e utilizar sistemas de captação de água da chuva. “No que diz respeito à energia, investir em fontes renováveis, como a solar, e utilizar aparelhos eletrônicos de maneira eficiente são medidas que fazem diferença. O consumo consciente de água e energia não só preserva recursos preciosos, mas também reduz as despesas domésticas”, informou Klein.
A proteção das áreas verdes é outro aspecto fundamental para manter a biodiversidade e a qualidade do ar. Os capixabas podem contribuir protegendo parques, reservas e matas ciliares. Simone Klein enfatiza que “a preservação das áreas naturais é vital para a saúde do nosso ecossistema. Participar de programas de reflorestamento e plantio de árvores, especialmente em áreas urbanas, é uma ação com impacto positivo significativo”, orientou.
As matas ciliares, localizadas às margens de rios e córregos, desempenham um papel fundamental na proteção dos recursos hídricos e na manutenção da biodiversidade. “Elas ajudam a evitar a erosão do solo, atuam como filtros naturais, removendo poluentes antes que estes cheguem aos cursos d’água, e fornecem habitat para diversas espécies de flora e fauna. Cuidar das matas ciliares envolve várias ações práticas e conscientes”, endossou Simone Klein.
Segundo ela, o reflorestamento é uma das medidas mais eficazes, pois plantar árvores nativas nas margens dos rios ajuda a restaurar e manter essas áreas vitais. Além disso, o controle de erosão é fundamental; isso pode ser feito implementando técnicas de contenção de solo, como a construção de terraços e barreiras vegetativas, que previnem o deslizamento de terra e a degradação das margens dos rios.
E, na hora de consumir, optar por produtos sustentáveis é uma forma eficaz de reduzir o impacto ambiental. “O consumo consciente é sobre fazer escolhas que beneficiem o meio ambiente, como reduzir o uso de produtos descartáveis e optar por alternativas duráveis e reutilizáveis”, ressalta Klein.
De acordo com Simone Klein, implementar essas ações pode transformar a relação dos capixabas com o meio ambiente, promovendo um estilo de vida mais sustentável e garantindo um futuro melhor para as próximas gerações.
Fonte: Criar Comunicação