Espírito Santo é o Estado com melhor índice de poupança do País
29 de fevereiro de 2024Nova linha circular no transporte público de Aracruz
29 de fevereiro de 2024Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (28), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, convocou todos estados e municípios brasileiros para a realização do Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue no próximo sábado (02), e o Espírito Santo é o estado referência para a ação. A ministra virá ao Estado para a mobilização no município da Serra para conscientizar o Brasil sobre a importância das ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito.
“A dengue é uma doença que olhamos muito em duas dimensões: a prevenção e o cuidado. Elas continuam sendo importantes e o Dia D vai reforçar isso, sobre o controle dos focos e o cuidado que envolve todos os poderes, além da responsabilidade das cidadãs e cidadãos (no combate à dengue)”, reforçou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Entre as sugestões, está o protagonismo dos agentes, responsáveis por levar as mensagens de orientação e prevenção à população. Além do cuidado para a eliminação dos focos, deverá haver também instruções sobre sinais de alerta e a importância da hidratação. As ações propostas foram definidas pelo Ministério da Saúde, em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
“Estamos comprometidos com o enfrentamento a essa epidemia para preservar a vida. No próximo sábado (02), Dia D, estaremos juntos incentivando as ações municipais de vacinação e de combate na eliminação dos focos do mosquito. Os cuidados devem ser de todos, pois 80% dos focos estão nas residências. A dengue é uma ameaça e pode ser fatal. Precisamos unir forças!”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, que esteve presente na reunião com a ministra.
As ações foram apresentadas durante assembleia dos secretários estaduais de Saúde realizada pelo Conass. O encontro contou ainda com a participação de diferentes entidades da saúde, a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, Socorro Gross; os secretários nacionais de Saúde, Ethel Maciel e Felipe Proenço; o presidente do Conass, Fabio Baccheretti; o presidente do Conasems, Hisham Mohamad Hamida; e a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Ilda Angélica.
A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, está em contato com os municípios para reforçar a importância das realizações das ações de combate à dengue com a população no próximo sábado (02).
Dados e ações
Até esta quarta-feira (28), foram notificados 45.186 casos de dengue no Espírito Santo e dois óbitos confirmados, além de outros 17 em investigação. A Sesa monitora a incidência diariamente e por semana epidemiológica, dando orientação aos municípios nas ações e ofertando treinamentos para técnicos de saúde.
Desde o início da imunização contra a dengue no Estado, 4.099 crianças de 10 e 11 anos foram vacinadas.
Na última semana, o Estado decretou situação de Emergência em Saúde Pública no Estado, em razão do cenário epidemiológico das arboviroses. Além disso, constituiu o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Arboviroses, com ações a serem desenvolvidas em parceria com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), com a possibilidade de articulação de demais órgãos.
Fonte: Governo ES.