
Serviço de arborização urbana no bairro Santa Rita prestes a ser finalizado
21 de julho de 2022
Adultos entre 18 e 29 anos já podem tomar segunda dose de reforço
22 de julho de 2022Município de João Neiva é referência na produção de queijos artesanais e a ideia é explorar esse potencial econômico
Criar no Espírito Santo a “Rota dos Queijos”, declarada como de relevante interesse turístico e cultural no município de João Neiva. Essa é a finalidade do Projeto de Lei (PL) 261/2022, apresentado pelo deputado Coronel Alexandre Quintino (PDT) na Assembleia Legislativa (Ales).
Na justificativa da proposição o parlamentar explica que João Neiva se destaca pela qualidade e diversidade dos produtos fabricados na região, em especial, dos queijos artesanais. “Turistas e residentes são atraídos pelos saborosos queijos, oferecidos nos estabelecimentos existentes no município, cada um com sua especialidade e diferencial na comercialização”, ressalta.
Quintino conta que a localização privilegiada e a extensão territorial compacta da cidade garantem a proximidade entre as queijarias, o que possibilita que a Rota dos Queijos proporcione aos turistas e moradores uma deliciosa viagem gastronômica. Ele comenta que, além dos queijos, os turistas podem experimentar outros produtos artesanais de João Neiva, como massas, biscoitos, doces, embutidos, bebidas e artesanatos, e ainda conhecer a arte da lutheria (construção de equipamentos musicais).
Outros atrativos do município levantados pelo deputado são as paisagens, a cultura e a história de João Neiva, bem como a arquitetura histórica dos antigos casarões, tipicamente italianos. “A Rota dos Queijos visa estimular toda essa cadeia produtiva e também outros setores, como hotelaria e o comércio local”, afirma.
Em caso de aprovação e sanção do PL, a nova legislação passa a valer a partir da sua publicação em diário oficial.
Tramitação
A matéria foi lida no Expediente para simples despacho da sessão ordinária do dia 7 de junho e encaminhada para as comissões de Justiça, Turismo e Finanças.
Fonte: Assembleia Legislativa Espírito Santo.