EDP anuncia redução na tarifa de energia no Espírito Santo
14 de agosto de 2024Espírito Santo conquista bronze por equipes no Campeonato Brasileiro de Judô
14 de agosto de 2024Estudantes capixabas visitam Brasília para potencializar aprendizado sobre liderança e cidadania
Até esta sexta-feira (16), 45 estudantes da Rede Estadual de ensino estão conhecendo de perto, durante uma visita pedagógica, o centro da política nacional e capital do Brasil: Brasília. O grupo é formado por líderes de turmas de escolas públicas da rede de ensino. Eles embarcaram nessa terça-feira (13) e têm nesta viagem, organizada pela Secretaria da Educação (Sedu), a oportunidade de aprendizado sobre liderança, pertencimento, pensar democrático, cooperativismo, entre outras características que somam a este processo de formação que eles estão vivendo nas unidades de ensino.
“Brasília é um polo que atrai as atenções, as pressões, os anseios e a vigilância da sociedade. Desta forma, configura-se num espaço de tomada de decisões que afetam a vida de todos os brasileiros e carrega um potencial de inspiração com seus roteiros de visita, principalmente aos nossos estudantes que estão no processo de construção de um sentimento de pertencimento à função de liderança escolar, que demanda, sobretudo, um pensar democrático, cooperativo, cidadão e responsável”, disse a gerente da Gestão Escolar da Sedu, Júlia da Matta.
Durante esses dias, os estudantes visitarão diversos lugares, como o Congresso Nacional, o Conjunto Cultural da República, a Explanada dos Ministérios, o Memorial JK, a Biblioteca Nacional, a Catedral de Brasília, o Palácio da Justiça, a Praça dos Três Poderes, o Memorial dos Povos Indígenas, entre outros locais. Eles ouvirão a história da capital do Brasil e farão diversas atividades.
Os estudantes estão sendo acompanhados pela Subsecretaria de Planejamento e Avaliação que, por meio da Gerência de Gestão Escolar, organizou essa viagem, e por alguns diretores e superintendentes. “Durante essa programação, também estamos enfatizando a sensibilização dos estudantes, por meio da experiência, no que tange às potencialidades de ser um líder e de representar um público e instituir um senso de equipe e cooperação entre os membros que compõem o Comitê Estadual de Líderes”, completou Júlia da Matta.
Fonte: Governo ES