Mundo Empreendedor começa nesta terça-feira (24), em Vitória
24 de outubro de 2023É de bronze! Saiu a primeira medalha capixaba no Pan
24 de outubro de 2023Olhares encantados, sorrisos soltos, mãos trêmulas eram apenas algumas das reações das famílias que se reuniram na manhã dessa segunda-feira (23) para conquistar a vitória de ter nas mãos as chaves de suas casas próprias.
A entrega das 537 casas do Residencial Barra do Riacho, construído com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, numa parceria com o Governo do Estado e da Prefeitura de Aracruz, contou com a presença da Ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, do Governador do Estado, Renato Casagrande, do prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, e demais autoridades. O Presidente Lula participou da entrega por chamada de vídeo junto do Ministro das Cidades, Jader Barbalho.
Para a beneficiária Valesca Fernandes é uma vitória que vem marcar a luta e a conquista da moradia em Aracruz. “Estamos felizes. Porque não é fácil pagar aluguel caro, alimentação, tendo crianças pequenas em casa. E agora ter a casa da gente vai ser muito bom”.
Para a família da dona Lindaura Costa, a conquista da casa própria veio na hora certa. “A casa é para filha deficiente auditiva Valdirene de Souza. Muito satisfeita que minha filha está recebendo essa casa hoje”. Ozenir de Jesus estava emocionada. “Vou sair do aluguel, estou muito feliz. Só gratidão”.
O prefeito, Dr. Coutinho, abriu a solenidade expressando a satisfação em cumprir com este compromisso com as famílias. “Hoje é a realização de um sonho enquanto gestor do município. O que mais importa ao entregarmos estas unidades habitacionais é atendermos a necessidade das pessoas em ter sua casa própria. Agradeço a todos que trabalharam para retornamos esta obra parada há mais de dez anos e podermos oferecer a essas pessoas um lugar pra chamar de lar”, salientou.
Simone Tebet destacou que a entrega das casas é a soma de muitos esforços e quem sai ganhando é a população. “Enquanto prefeita da minha cidade fiz a maior entrega de unidades habitacionais, o que me trouxe muito alegria. Esse programa é o mais importante de resgate da cidadania e da inclusão a partir de moradia digna”.
O Governador parabenizou o prefeito. “Dr. Coutinho o município está avançando com importantes obras. Receber uma casa é um ato de dignidade. Todos nós gostamos de ter a nossa casa, com nossas coisas e tendo nossa família abrigada. Por isso, a residência é um sinônimo de proteção. Isso tudo faz o dia de hoje ser ainda mais especial para cada uma das 537 famílias que estão recebendo a chave da sua casa”, afirmou o governador Casagrande, que falou sobre o avanço nas parcerias para elevar as ações na área de habitação popular.
O presidente Lula falou sobre o programa. “O Minha Casa, Minha Vida é um importante instrumento não só para reduzir o déficit habitacional brasileiro, principalmente nas faixas de menor renda, mas também contribui para o crescimento da economia e é fundamental para a geração de empregos” e falou sobre a alegria de entregar as unidades habitacionais. “É essa nossa proposta. Oferecemos moradias dignas, como estas casas à população”.
Durante a agenda, a comitiva liderada pela ministra Simone Tebet, pelo governador Renato Casagrande e pelo prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, fez uma visita ao empreendimento, seguida da entrega solene das chaves para alguns moradores. Maior programa de habitação popular já executado no Brasil, o Minha Casa, Minha Vida já entregou mais de seis milhões de unidades habitacionais. Agora, em sua nova versão, a meta é contratar mais dois milhões de moradias até o fim de 2026, de acordo com o Ministério das Cidades, que coordena o programa.
Fonte: Prefeitura de Aracruz.