Paratletas do Espírito Santo disputam 2ª Fase do Circuito Nacional de Natação
12 de julho de 2024Suzano abre vagas exclusivas para curso de Auxiliar de Produção para pessoas com deficiência em Aracruz
16 de julho de 2024Proposta visa declarar como patrimônio cultural imaterial evento cultural e turístico que divulga as potencialidades dos 78 municípios capixabas
A Feira dos Municípios pode ser declarada patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo, se aprovado o Projeto de Lei (PL) 371/2024, de Janete de Sá (PSB). O objetivo é fortalecer o evento cultural e turístico anual voltado para divulgar as potencialidades dos 78 municípios capixabas.
Com a sua primeira edição realizada em 1979, no bairro Jardim da Penha, em Vitória, a feira foi retomada em 2023 pelo governo estadual, no Pavilhão de Carapina, na Serra, após um hiato de mais de 10 anos.
Na justificativa do projeto, a parlamentar salienta que o Espírito Santo está dividido em 10 regiões turísticas que, ricas em sua diversidade, unem lazer, negócios, eventos, gastronomia, cultura, história e belezas naturais. A Feira dos Municípios é um passeio por essas regiões, conhecendo a culinária, o artesanato e as festas típicas de cada uma.
“Depois de reinventada e atualizada, a feira se transformou num evento importantíssimo para o cenário econômico e cultural do estado, veio em um momento muito propício da retomada da identidade capixaba e do fortalecimento da gestão dos municípios”, afirma a parlamentar.
O PL 371/2024 terá parecer das comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças.
Fonte: ALES