Esporte: Aracruz Brazilian Games 5º edição aconteceu no Sesc Santa Cruz
27 de março de 2025Cachoeiro de Itapemirim celebra 158 anos de emancipação política com investimentos do Governo do Estado
27 de março de 2025
Nesta terça-feira (25), os membros do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) realizaram uma visita técnica ao Lar da Esperança, um espaço acolhedor destinado a pessoas em situação de rua. A iniciativa, que é parte de um esforço contínuo de promover a dignidade e a inclusão social, tem como objetivo conhecer o espaço físico e os serviços prestados para que, se necessário, as ações sejam aprimoradas para proporcionar um local seguro para quem mais precisa, oferecendo abrigo, higiene e um atendimento humanizado.
O Lar da Esperança é um centro de acolhimento mantido pela Secretaria de Assistência Social (Semas), em parceria com o Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social e Educacional do Espírito Santo (Ippes), que tem amparado as pessoas em situação de rua. De acordo com os dados mais recentes, entre março de 2024 e fevereiro de 2025, foram realizadas 466 abordagens, atendendo a 419 pessoas.
“O espaço não é apenas um local temporário, mas também um espaço de reintegração e apoio, oferecendo cuidados essenciais como banho, alimentação e, principalmente, apoio psicológico e social. Entre março de 2024 e fevereiro de 2025, o Lar da Esperança registrou 89 acolhimentos, demonstrando a confiança que a comunidade em situação de rua deposita neste serviço”, comentou a secretária da pasta, Rosilene Filipe.
Acrescentou ainda que, “atualmente, em março de 2025, 11 usuários estão institucionalizados, recebendo cuidados contínuos enquanto se reconstroem, com a ajuda de profissionais comprometidos e serviços essenciais. Na data da visita, o número de acolhidos era de 7 pessoas, sendo duas mulheres e cinco homens, cada um com suas histórias, sonhos e desafios”.
Segundo Saulo Meirelles, representante do gabinete do prefeito no GGIM, “a visita dos membros ao Lar da Esperança reafirma o compromisso da gestão municipal em unir forças com as organizações sociais para combater as desigualdades e oferecer soluções concretas às pessoas em situação de vulnerabilidade. Durante o encontro, foi possível conhecer de perto a rotina do Lar, conversar com os profissionais envolvidos e entender melhor as necessidades do serviço”.
A troca de experiências e o compartilhamento de ideias foram momentos fundamentais para fortalecer a parceria entre o poder público e as instituições que trabalham diretamente com a população em situação de rua.
“Nosso objetivo é garantir que todos, independentemente das circunstâncias, tenham acesso a serviços de acolhimento, higiene, e, acima de tudo, um olhar respeitoso e acolhedor. Atuamos em parceria público/privado com os diversos setores na promoção de soluções que realmente façam a diferença na vida dessas pessoas. O Lar da Esperança é um exemplo de como nossa gestão está voltada na transformação de realidades e proporcionando uma nova chance àqueles que mais precisam”, comentou o prefeito, Dr. Coutinho.
A visita do GGIM ao Lar da Esperança é uma prova de que o trabalho coletivo, a sensibilidade e o compromisso com a inclusão social são os pilares fundamentais para transformar realidades. O local segue sendo uma luz de esperança para aqueles que precisam recomeçar.
O GGIM é conduzido pelo prefeito Dr. Coutinho, integrantes da gestão e demais órgãos e entidades do município.
Fonte: Prefeitura de Aracruz.