Brasil faz último amistoso antes da Copa América; escalações e onde assistir
12 de junho de 2024Frente fria, tempo seco e noites geladas: saiba como será o inverno no ES
17 de junho de 2024Governo do Estado estará presente no maior evento de inovação do Estado a partir desta sexta-feira (14).
Se você se interessa por ciência, tecnologia, qualificação, pesquisa e empreendedorismo, não pode perder o maior evento de inovação do Estado. Vem aí o Espírito Santo Innovation Experience (ESX) 2024. A partir desta sexta-feira (14) até domingo (16), empreendedores, estudantes e pesquisadores estarão reunidos na Praça do Papa, em Vitória, durante o encontro gratuito que tem na programação palestras e outras ações simultâneas. Realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES) e pela Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), o evento contará com a participação de outros órgãos públicos do Governo do Estado.
No ESX 2024, o Governo do Estado terá um estande, onde os visitantes poderão esclarecer dúvidas, obter orientações sobre como se inscrever e participar de oportunidades ofertadas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Secretaria Estadual das Mulheres (SESM), Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), e também conhecer o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).
A Secti estará presente no evento com uma série de programas e projetos de destaque. Os visitantes do estande do Governo do Estado poderão conhecer mais sobre programas, como o Qualificar-ES e o InovaPop. Além disso, serão apresentados projetos de pesquisa e cursos técnicos oferecidos nos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs), bem como informações sobre o Formação Avançada, Universidade Aberta Capixaba (UnAC), SEEDs e outros.
O Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID) apresentará projetos inovadores que melhoram a vida dos capixabas. Entre os destaques estão a prótese de mão, o robô Castor, jogos interativos, a Árvore Fotovoltaica, o projeto Harpia e o POF-Wave, entre muitos outros.
Completando 20 anos, neste mês de junho, a Fapes vai mostrar a nova logo comemorativa do seu aniversário e apresentará o portfólio, com as mais de mil vagas em cursos de graduação em instituições privadas ofertadas no Programa Nossa Bolsa. Além disso, os interessados vão conhecer quais são os editais recorrentes e previstos para serem lançados ainda em 2024 e nos próximos anos. Entre eles estão: Programa Centelha, Apoio aos Clusters de Inovação Capixaba, Apoio a Negócios de Impacto Socioambiental Inovadores Capixabas (NIS), Programa Gênesis, Inova Talentos e Parcerias entre Startups.
Uma novidade aguardada é o lançamento do edital do Tecnova, voltado para projetos de inovação em fase de tração ou escala. A equipe técnica da fundação permanecerá no estande para auxiliar os interessados em ações de fomento à ciência, tecnologia e inovação.
A Secretaria Estadual das Mulheres oferecerá atendimento dos Centros e Núcleos Margaridas, Serviço Especializado de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência; e será gravado ao vivo o Todas Elas, programa da Rádio Palavra de Mulher, no qual várias mulheres serão entrevistadas sobre diversos temas, como trabalho, tecnologia, políticas públicas, entre outros.
O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde, o ICEPi, desenvolve programas e projetos inovadores e diversas formações, com o objetivo principal de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba.
No ESX, serão apresentados o aplicativo Gota de Vida; o jogo educativo Caça Dengue; o projeto de pesquisa PadTech, que está desenvolvendo um software de inteligência artificial para auxiliar no diagnóstico do câncer de pele; o Observatório da Saúde nas Redes Sociais (Observa ICEPi), que mapeia a circulação de informações sobre saúde nas redes sociais; e algumas formações, como as especializações e os aperfeiçoamentos voltados aos profissionais que atuam no SUS.
A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) mostrará ao público a Central de Intermediação em Libras (CIL-ES), uma tecnologia assistiva que possibilita a comunicação entre pessoas surdas usuárias de Libras e ouvintes, e os Laboratórios de Potencialidades Capixabas (LabPocas) instalados nos 14 Centros de Referências das Juventudes (CRJs). Os LabPocas são espaços de fomento à economia criativa, com o objetivo de gerar renda e fortalecer a vocação econômica local, a partir das juventudes que moram na região.
Inscrições:
Para participar da feira de inovação ESX2024, é simples. Basta se inscrever no site https://es.loja.sebrae.com.br/inscricao-esx-2024.
Fonte: Governo ES.