
Carnaval Aracruz 2023: nenhum homicídio foi registrado durante os cinco dias de folia
27 de fevereiro de 2023
Rodovia poderá ter aviso sobre animal abandonado
27 de fevereiro de 2023O Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia (Hemoes), em Vitória comemora as mais de 500 doações realizadas neste período e agradece a população pelo cuidado e amor ao próximo.
“Neste Carnaval tivemos um número significativo de doadores dentro do Hemoes e gostaríamos de agradecer imensamente a todos que se solidarizaram com essa causa e vieram fazer este gesto nobre e generoso para com o próximo. Somente por meio de ações como essa é que conseguimos salvar vidas”, ressaltou a coordenadora-geral do Hemoes, Marcela Murad.
Desde a última quinta-feira (16) até essa Quarta-feira de Cinzas (22), a unidade contabilizou 517 doações, dando uma média de mais de 70 doações/dia. Em 2022, durante o mesmo período, foram contabilizadas 360 doações, um aumento de mais de 40%. Os dados são referentes à unidade de Vitória, que esteve aberta durante o feriado.
A coordenadora Marcela Murad ressaltou que o trabalho intensificado de divulgação dos meios de comunicação neste período foi de extrema importância para a adesão da população.
“Antes do feriado de Carnaval, estávamos com uma média de 47 doações/dia. A nossa média ideal é de 90 a 100 doações por dia. O trabalho de divulgação da imprensa e a adesão dos capixabas fizeram com que passássemos um longo feriado com o coração mais tranquilo pela quantitativo de doações que recebemos”, disse Marcela Murad.
Ela pontuou também que agora o trabalho a ser feito é transformar os novos doadores em doadores regulares. “Nesses dias, tivemos tanto doadores vindo pela primeira vez quanto doadores regulares. Fazer com que eles se tornem regulares é um dos nossos principais trabalhos e desafios. Por isso, sempre orientamos e conversamos sobre a importância de a doação acontecer mais vezes no ano”, disse a coordenadora-geral do Hemoes.
Ser um doador de sangue regular significa manter as doações ao longo do ano, seguindo intervalos que são diferentes para homens e mulheres. Para as mulheres, o intervalo é de 90 dias, podendo realizar até três doações no período de um ano. Para homens, o intervalo é de 60 dias, podendo realizar até quatro doações no período de um ano.
Fonte: Governo ES.