Conheça os 7 melhores alimentos do mundo para a saúde
17 de janeiro de 2023Transcol terá carros de reserva nos terminais para Madureira e Flamengo
17 de janeiro de 2023Iema abre inscrições para Programa de Voluntariado no Parque Estadual Cachoeira da Fumaça
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está com inscrições abertas para o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC) para o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça. Ao todo, são quatro vagas. Os interessados podem se inscrever até o dia 03 de fevereiro, no site do Iema. O período de voluntariado vai de 15 a 26 de fevereiro.
O voluntário apoia as unidades de conservação por um período, com atividades que envolvem o atendimento ao público, comunicação, educação ambiental e proteção. A carga horária é de 30 horas semanais, com previsão de atividades nos fins de semana. Alguns trabalhos poderão ser realizados em campo, com caminhadas diárias de 2 a 4 quilômetros.
Os interessados deverão acessar o formulário de inscrição disponível no site https://iema.es.gov.br/pvuc-programa-de-voluntariado-em-unidades-de-conservacao, preenchê-lo e enviá-lo com o currículo, em arquivo único com o nome do candidato, para o e-mail pvuciema@gmail.com, com o assunto: “Inscrição Parque Cachoeira da Fumaça”. O resultado será divulgado até 06 de fevereiro. Os selecionados serão convocados por e-mail e terão até 24 horas para confirmarem a participação por meio do envio dos documentos solicitados.
Podem participar pessoas acima de 18 anos com alguma experiência em atendimento ao público, sensibilização ambiental, aplicação de questionários, tabulação de dados e geração de gráficos em Excel, além de serviços manuais em geral ou comunicação social. Os selecionados deverão ter seguro viagem ou seguro de acidentes pessoais ou seguro de vida. Caso não tenham deverão assinar a Declaração de Conhecimento de Risco e Responsabilidade.
O trabalho voluntário não gera vínculo empregatício ou remuneração, conforme a Lei 9.608/1998 e IN 06/14 do Iema. Os voluntários recebem, como contrapartida da unidade de conservação, transporte diário de ida e volta de Alegre até a sede do parque; transporte para a compra de alimentação, se necessário; cozinha com equipamentos e utensílios para o preparo das refeições; e empréstimo de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), quando necessário.
Além disso, os voluntários também têm acesso a computadores, impressoras e internet; e recebem capacitação sobre a unidade de conservação e tarefas a serem cumpridas. Há também a emissão de um certificado com carga horária e atividades realizadas.
Fonte: Governo ES.