Criado grupo de trabalho para conter queimadas
9 de setembro de 2024Definição dos campeões juvenis encerram Jogos Escolares do Espírito Santo 2024
9 de setembro de 2024Professora e pós-doutora na área, Eliane Cunha Gonçalves fala sobre impactos da redução da carga horária das aulas sobre a população
A importância da prática da educação física nas escolas e sua relação com a saúde do brasileiro será o tema da reunião da Comissão de Turismo e Desporto nesta segunda-feira (9). O colegiado recebe, às 18h10, no Plenário Judith Leão, a professora e pós-doutora na área Eliane Cunha Gonçalves.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases (9.394/1996), a Educação Física é disciplina obrigatória na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Mas a profissional lamenta a diminuição da carga horária que a disciplina vem sofrendo nos últimos anos.
Na análise da professora, o cenário atual está na contramão de uma realidade em que a população está cada vez mais sedentária, inclusive as crianças, que não recebem estímulo familiar para a prática de exercícios. Como consequência, pontua, a população fica cada vez mais enferma.
Conforme Eliane, problemas como obesidade, diabetes tipo 2, pressão alta, cardiopatia e diminuição da longevidade estão relacionados ao sedentarismo. Ela lembra que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 75 a 300 minutos por semana de atividade física.
Presidente do Movimento “Crefes Já”, a convidada espera contar com a ajuda dos parlamentares federais e estaduais, incluindo a comissão presidida pelo deputado Coronel Weliton (PRD), para que haja um ajuste no número de aulas de educação física escolares.
Empreendedorismo
Na quinta (12), a Frente Parlamentar do Empreendedorismo Capixaba vai até a Serra para levar o debate em torno do Estatuto Estadual que regula as atuações do Microempreendedor Individual (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).
O colegiado liderado pelo deputado Xambinho (Podemos) já percorreu as cidades de Linhares, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e Vitória para discutir alterações na Lei Complementar (LC) 618/2012, que regulamenta o setor, mas carece de atualização diante da inovação do mercado.
Confira a agenda da semana*:
Segunda (9)
13h30 – Reunião extraordinária híbrida da Comissão de Justiça – Plenário Dirceu Cardoso
18h10 – Reunião ordinária da Comissão de Turismo e Desporto – Plenário Judith Leão Castello Ribeiro
Quarta (11)
14h – Reunião extraordinária da Comissão Especial do Petróleo, Gás e Energia – Auditório Hermógenes Lima Fonseca
Quinta (12)
14h – Reunião da Frente Parlamentar do Empreendedorismo Capixaba – Centro Cultural e Biblioteca Pública Carlos Corrêa Loyola, s/n – Valparaíso, Serra
*Agenda sujeita a alterações
Fonte: ALES