
Governador participa da entrega de unidades habitacionais em Linhares
19 de maio de 2025
Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece entre os dias 24 e 25 de maio
19 de maio de 2025Com o uso de óculos especiais, foi possível simular a visão de motorista com sono ou embriagado ao volante
Para chamar a atenção para os graves problemas causados pelos acidentes no trânsito, desde 2014 o Observatório Nacional de Segurança Viária realiza a campanha Maio Amarelo para conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres. Uma dessas ações foi promovida nesta segunda-feira (19), no Espaço Assembleia Cidadã, na Assembleia Legislativa (Ales).
A campanha na Ales foi organizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). Voluntários utilizaram óculos com distorções visuais que simulam situações desconfortáveis para os motoristas.
“Nós montamos um circuito em que a pessoa passa entre os cones, sem pisar nas bolinhas, porque essas bolinhas simulam obstáculos na via. A gente percebe que aqui nós estamos caminhando lentamente e a gente não consegue fazer esse circuito. Um óculos simula a situação de embriaguez e o outro a situação de sonolência”, explicou a coordenadora de Campanhas Educativas do Detran-ES, Daniela Rezende.
Até motoristas profissionais que participaram da dinâmica sentiram as dificuldades causadas pela distorção dos óculos. “Antes de começar o teste, pensei que seria mais fácil, depois que coloquei os óculos vi que realmente era muito difícil. São situações que mostram para nós que realmente é preciso ter muito cuidado e atenção ao dirigir”, disse o motorista da Ales Admilson Delfino da Costa.
Em 2024 foram registradas 973 mortes em acidente de trânsito no Espírito Santo, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Diante desse cenário, a servidora do Detran também falou sobre o tema da campanha deste ano.
“A campanha Maio Amarelo traz conscientização para um trânsito mais seguro. A campanha acontece em nível internacional, em que todos são convidados a colocar a segurança viária como prática no seu dia a dia. O tema deste ano é “Desacelere, seu bem maior é a vida”, mostrando a todos que não há nada maior que a vida. Precisamos valorizar a nossa vida e a vida do outro”, afirmou a representante do Detran-ES.
Fonte: Assembleia do Espírito Santo.