Aracruz realizou primeiro Open de Futsal Feminino no Ginásio da Arca
14 de dezembro de 2022Finanças acata 965 emendas ao Orçamento 2023
14 de dezembro de 2022Investimentos em outros modelos de fontes de energia são alternativas para as empresas que querem reduzir os custos operacionais, buscam estabilidade no fluxo de caixa e, consequentemente, objetivam o equilíbrio de seus recursos para a concretização de futuros projetos. Por isso, no Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), as linhas de crédito voltadas para projetos de eficiência energética permitem que o empresário tenha apoio na hora de investir, com prazos alongados e taxas competitivas.
Diferentemente das linhas de crédito dos bancos convencionais, os produtos do banco capixaba para eficiência energética contam com atratividade econômica para os empreendedores. A linha de crédito do Bandes permite ao empresário ter fôlego na hora de buscar investimento para o aperfeiçoamento dos sistemas de energia da organização, contando com prazo total de até 120 meses, carência de até 36 meses e a isenção do Imposto de Operações Financeiras (IOF).
Para o gerente de Negócios do Bandes, Mario Augusto Delmaestro Jantorno, a linha Bandes Solar é uma opção para o empreendedor do setor produtivo do Espírito Santo que busca crédito para sistemas energéticos que estão alinhados a fontes de energia renováveis, como os sistemas fotovoltaicos, permitindo a economia de recursos e o redirecionamento de capital para outras áreas da empresa.
“As linhas de crédito do Bandes para eficiência energética são direcionadas para pessoas jurídicas dos setores de indústria, comércio e serviços, contando com aprimoramento e celeridade nos prosseguimento dos processos. Além de ser uma linha com condições competitivas e taxas mais acessíveis, o empresário tem a opção de acessar financiamentos específicos para implantação de fotovoltaicos que trazem diversos benefícios para as empresas, por exemplo, o fato de atrelar o reajuste da conta da energia ao indexador de Selic em vez da inflação da energia; propiciar investimentos estruturais em equipamentos que seriam inviabilizados se gerassem aumento na atual conta de energia; produzir energia de forma limpa e sustentável e a utilização dos fotovoltaicos como modelos para marketing empresarial”, afirmou Jantorno.
Os benefícios de investir em eficiência energética abrangem também desde a redução das contas de energia mensais de distribuidoras, consideradas caras para o funcionamento da maioria dos empreendimentos, até a prazos curtos de payback, que no mundo dos investimentos é o período em que o investidor precisará aguardar para ter o retorno financeiro de sua aplicação inicial.
A linha Economia Verde investe no setor de energia solar que tem crescido a cada ano no Brasil e está aberto com novas oportunidades de empreendimentos para os empresários capixabas, concedendo benefícios socioambientais que tendem a retornar para a geração atual e para as gerações futuras. “Desde 2018, a energia solar vem aumentando sua influência no Brasil, o que vem auxiliando também no crescimento das empresas capixabas com sistemas solares”, ressalta Jantorno.
Setor público
Além de financiar investimentos em eficiência energética para a aquisição de sistemas fotovoltaicos para empresas privadas, o banco também atua com produtos voltados para o setor público. Com o Programa ES Inteligente, a Administração Pública ganha, por meio de Parceria Público-Privadas (PPP), um parceiro para a estruturação, desenvolvimento e viabilidade de usinas solares fotovoltaicas para cobrir demandas energéticas das edificações públicas e iluminação pública, que retornam para serviços de qualidade à população.
Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br
bandes.com.br/faleconosco
Fonte: Governo ES.