
Auxílio emergencial é pago a beneficiários do Bolsa Família com NIS 4
23 de agosto de 2021
Encceja será aplicado no próximo domingo (29)
24 de agosto de 2021Micro Empreendedor Individual (MEI) tem até dia 31 de agosto pra regularizar seus débitos
Os microempreendedores individuais (MEI) que estão com parcelas da contribuição em atraso devem ficar atentos pois o prazo para regularizar suas dívidas vai até o dia 31 de agosto de 2021. A situação pode ser resolvida pelo pagamento dos débitos, utilizando o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), ou parcelamento, que deve ser feito até o final deste mês.
Quem tiver alguma dúvida com relação aos débitos ou inscrição deve procurar a Sala do Empreendedor, Casa do Cidadão, centro, para maiores esclarecimentos. É muito importante que o empreendedor esteja atento a todos os prazos, principalmente do pagamento referente a contribuição. A partir de setembro a Receita Federal encaminhará os débitos apurados nas Declarações Anuais Simplificadas para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) não regularizados para inscrição em Dívida Ativa. Essa dívida será cobrada na Justiça com juros e outros encargos previstos em lei.
Com a inscrição em dívida ativa, o MEI deixa de ser segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tem o CNPJ cancelado e é excluído dos regimes Simples Nacional e Simei pela Receita Federal, estados e municípios, além de ter dificuldade na obtenção de financiamentos e empréstimos. Caso o microempreendedor não regularize sua situação, o registro da dívida previdenciária (INSS) e demais tributos federais serão encaminhados à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) para inscrição em Dívida Ativa da União, com acréscimo de 20%. A dívida relativa a ISS ou ICMS será transferida ao município, conforme o caso, para inscrição em Dívida Ativa municipal, com acréscimo de encargos de acordo com a legislação.
Entenda o MEI
O Microempreendedor Individual (MEI) é a modalidade mais simples para quem quer começar um negócio. Com a sua formalização, o trabalhador tem acesso ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e pode emitir notas fiscais. A formalização do MEI é gratuita, mas existe uma taxa mensal a ser paga. Seu valor varia de R$ 56 a R$ 61, dependendo da atividade exercida, e é recolhido por meio do DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.
Fonte: Prefeitura de Aracruz