Sol ou chuva? Veja se o ES terá mais um fim de semana chuvoso!
24 de novembro de 2021Nova lei obriga divulgar dados sobre radares
25 de novembro de 2021O foguete Falcon 9 da SpaceX decolou da Califórnia, nos Estados Unidos, carregando a sonda que será lançada em direção ao asteroide
A Nasa iniciou uma missão para testar se uma sonda lançada da Terra é capaz de alterar a trajetória de um asteroide e proteger o planeta de uma possível ameaça no futuro. O foguete Falcon 9 da SpaceX decolou da Califórnia, nos Estados Unidos, carregando a sonda que será lançada em direção ao asteroide. A Nasa transmitiu ao vivo todo o processo.
Pode até parecer um filme de ficção científica, mas o Double Asteroid Redirection Test (Dart) é um experimento real. A sonda vai se chocar contra um asteroide a uma velocidade de quase 25 mil quilômetros por hora e os especialistas vão averiguar se conseguirão mudar ligeiramente a trajetória de Dimorphos. Esse astro que está na mira da agência espacial norte-americana tem cerca de 160 metros de largura e circunda um asteroide muito maior chamado Didymos. O impacto é previsto para acontecer no outono de 2022.
“Estamos tentando aprender como desviar uma ameaça”, declarou Thomas Zuburchen, chefe do projeto desenvolvido pela Nasa.
Os asteroides em questão não representam uma ameaça real ao planeta, mas pertencem a uma classe de corpos celestes conhecida como Objetos Próximos da Terra (NEO). Segundo especialistas, existem 10 mil deles próximos do planeta com 140 metros ou mais de tamanho, mas nenhum tem uma chance significativa de atingir a Terra nos próximos 100 anos.
Fonte: Terra