Da Vitória é eleito pela sexta vez coordenador da bancada federal capixaba
14 de março de 2024Caminhada de conscientização e combate à dengue acontece nesta sexta (15) nos bairros Morobá e Nova Conquista
16 de março de 2024Navios de guerra abertos para visitação em Vitória: veja como reservar ingresso de graça
As vagas estão limitadas a 2.500 convites por navio e cada pessoa pode reservar até três ingressos
O próximo domingo (17) é dia de visitação a navios em Vitória. As embarcações Fragata Liberal (F43) e Fragata União (F-45), navios de guerra da Marinha do Brasil, irão atracar no cais comercial da Vports (antigo Porto de Vitória) para visitação gratuita do público.
As vagas estão limitadas a 2.500 convites por navio, e cada pessoa pode reservar até três ingressos. As embarcações da “Classe Niterói” irão permanecer no local de 15 a 19 de março, mas as visitações acontecem somente no dia 17, das 14h às 17h.
O acesso à área portuária só será permitido mediante apresentação do ingresso, impresso ou virtual, e também do cumprimento dos requisitos de segurança (uso de calçado fechado, sem salto).
Para garantir os ingressos, a população pode acessar a plataforma Sympla, sob gestão da Vports.
Saiba mais sobre os navios
Fragata União (F-45)
Nomeada como “Fragata União (F-45)”, a embarcação é um dos navios-escolta da Marinha do Brasil, que podem localizar e destruir aeronaves, navios de superfície e submarinos inimigos, além de efetuar patrulhas.
Trata-se do sexto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Teve sua quilha batida em cerimônia conjunta com a da fragata independência, em 11 de junho de 1972.
Já em 14 de março de 1975, há 45 anos, foi lançada e batizada, sendo incorporada à Marinha em 12 de setembro de 1980.
Fragata Liberal (F-43)
Conhecida como Fragata Liberal (F-43), a embarcação foi construída nos estaleiros da Vosper Thornycroft, na Inglaterra, tendo sido incorporada a Marinha do Brasil em 18 de novembro de 1978.
Sua missão básica é conduzir ações da guerra naval, a fim de contribuir para o controle de áreas marítimas, a negação do uso do mar ao inimigo, a projeção de poder sobre terra e a dissuasão.
Ao longo de mais de 40 anos no serviço ativo, a Fragata “Liberal” realizou inúmeras comissões com navios da Marinha do Brasil e amigas.
Além disso, operou em conjunto com as demais forças singulares, e forças internacionais, com destaque para a participação recente nas operações: “LíbanoXIV”, sob a égide da Organização das Nações Unidas, em que foi o navio capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL); bem como na Unitas Lant LX/Amphibious 2019.
Fonte: Folha Vitória.