Hemocentro Regional de Linhares promove I Simpósio em Hemofilia e Doença de Von Willebrand para profissionais de saúde
8 de agosto de 2024Exposição traz magia do circo em forma de poemas e aquarelas
9 de agosto de 2024Mulheres dominam o pódio nas Olimpíadas de Paris-2024, conquistando 10 das 13 medalhas do Brasil. Veja quais medalhas elas ganharam e quais ainda podem ganhar
Os Jogos Olímpicos de Paris-2024 são as Olimpíadas das mulheres brasileiras. Faltando quatro dias para o fim do maior evento esportivo do mundo, elas dominam a contagem de medalhas para o esporte brasileiro.
Das 13 medalhas do Brasil no quadro de medalhas, 10 foram conquistadas diretamente por mulheres ou tiveram a participação fundamental delas, como no caso do bronze por equipes mistas no judô.
RECORDE DE MULHERES NO TIME BRASIL
As Olimpíadas de Paris já tinham entrado para a história como a primeira edição na qual o Brasil enviou mais atletas mulheres do que homens. Foram 153 no total, que corresponderam a 56% da delegação brasileira na competição. Como base de comparação, em Tóquio-2021 as mulheres foram 47% da equipe brasileira.
OURO 100% FEMININO ATÉ AGORA
O Brasil tem, até agora, dois ouros em Paris. E os dois foram conquistados por elas. O primeiro ouro saiu com a judoca Bia Souza, na categoria acima de 78kg.
A segunda medalha dourada foi da “Rainha Rebeca”, na final do solo, batendo a americana Simone Biles. Rebeca Andrade é, por sinal, o grande nome do Brasil nas Olimpíadas de Paris e uma das principais estrelas do evento. Foram quatro medalhas — um ouro, duas pratas e um bronze — e muito destaque por ter vencido Simone Biles, a maior ginasta de todos os tempos.
MEDALHAS DAS MULHERES DO BRASIL EM PARIS
OURO
> Rebeca Andrade (ginástica artística / solo)
> Bia Souza (judô)
PRATA
>Rebeca Andrade (ginástica artística / individual geral)
> Rebeca Andrade (ginástica artística / salto)
> Tatiana Weston-Webb (surfe)
BRONZE
> Bia Ferreira (boxe)
> Rayssa Leal (skate street)
> Larissa Pimenta (judô)
> Ginástica por equipe (Rebeca Andrade, Flavia Saraiva, Jade Barbosa, Julia Soares e Lorrane Oliveira)
> Judô por equipe mista (Rafaela Silva, Larissa Pimenta, Ketleyn Quadros e Bia Souza)
VEJA AS MULHERES MEDALHISTAS EM PARIS
E TEM MAIS POR VIR!
A conta de medalhas para o Brasil ainda não fechou. E, mais uma vez, as mulheres serão fundamentais para melhorar a colocação do País na classificação geral dos Jogos Olímpicos.
Já classificada para a final, a seleção brasileira feminina de futebol tem um pódio garantido. Falta saber qual será a cor da medalha. A decisão do ouro acontece no sábado (10), às 12 horas (de Brasília), contra os Estados Unidos.
Outras possibilidades vêm do vôlei. Na quadra, a seleção brasileira feminina enfrenta os EUA na semifinal, quinta-feira, às 11 horas (de Brasília). Quem vencer vai disputar o ouro. Já quem perder disputa o bronze contra o perdedor da outra semifinal, entre Itália x Turquia.
No vôlei de praia, Ana Patricia/Duda jogam nesta quarta-feira (7) contra Tina/Anastasija, da Letônia, às 13 horas, valendo vaga na semifinal. Uma vitória mantém as brasileiras, atuais número um do mundo, na briga por medalhas.
O Brasil ainda tem uma das favoritas na maratona aquática. A baiana Ana Marcela Cunha, campeã olímpica em Tóquio-2021 e sete vezes melhor do mundo, disputa a prova dos 10km na madrugada de quinta-feira (8), às 2h30 (de Brasília), com chances de aumentar a contagem de medalhas para o País.
Foto: Gaspar Nobrega/COB
Fonte: Folha Vitoria