Erick Musso denuncia paralisação das obras da estrada de Santa Rosa, em Aracruz
23 de novembro de 2021
Prefeitura divulga resultado final do Processo Seletivo para Guarda-Vidas
23 de novembro de 2021PL assegura acolhimento de cães em abrigos
Proposta de Janete de Sá garante espaço em abrigos para permanência de animais de pessoas em situação de rua
Cena comum nos ambientes urbanos, nas calçadas, ruas e praças é a de pessoas em situação de rua quase sempre com um ou mais de um cão sob sua guarda. Além de companhia, esses animais oferecem proteção contra a aproximação de estranhos.
A deputada Janete de Sá (PMN), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-tratos contra Animais da Assembleia Legislativa (Ales), apresentou o Projeto de Lei (PL) 298/2019, que garante espaço também para o animal doméstico quando o morador em situação de rua for recebido em algum abrigo público ou privado.
A matéria já tem parecer das comissões de Constituição e Justiça; Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos; Proteção ao Meio Ambiente e aos Animais; e Finanças.
A deputada Janete de Sá comenta que o animal doméstico em posse do morador em situação de rua é tudo o que a pessoa tem, daí o valor e papel que desempenha um cão, por exemplo, na vida dessas pessoas. “Esse amor incondicional ensina muito a sociedade. Não apenas o amor da pessoa sem teto pelo animal, mas principalmente o contrário. Muitas vezes, uma pessoa que passa a viver em situação de rua é abandonada por praticamente todos, exceto pelos seus fiéis amigos cães”, pontua.
Fonte: Assembleia Legislativa ES