Em construção no ES, novo centro logístico da Shopee promete agilizar entregas
25 de junho de 2024Inscrições abertas para a 18ª edição da Corrida FAESA
26 de junho de 2024Festa Itália Unita acontece em julho no distrito Guaraná, em Aracruz, e rememora o início da imigração italiana no Brasil
Os deputados aprovaram requerimento de urgência para o Projeto de Lei (PL) 443/2023, que torna a Festa Itália Unita, em Aracruz, patrimônio cultural do Espírito Santo. A matéria, de Alcântaro Filho (Republicanos), teve o pedido acatado no Expediente da sessão ordinária da Assembleia Legislativa (Ales) desta segunda-feira (24).
Essa festa acontece todos os anos, tradicionalmente no mês de julho, no distrito de Guaraná. A primeira edição foi em 2011. O objetivo da proposição é dar visibilidade para esse festejo realizado no município de Aracruz, considerado pelo parlamentar como berço da imigração italiana.
A Itália Unita atrai pessoas de todos os lugares do estado e conta com música italiana, trajes e comidas típicas daquele país. Nos dias de evento, as casas e ruas de Guaraná são ornamentadas com cores da Itália. Tudo preparado pelos descendentes que se espalharam pelo Espírito Santo.
“Aracruz é o berço da imigração italiana em massa no Brasil e em Guaraná essa cultura se mantém viva e é celebrada todos os anos na Itália Unita. O objetivo do projeto é conferir ainda mais legitimidade para essa festa cultural, contribuindo para o seu aperfeiçoamento e crescimento”, afirma Alcântaro.
Registros apontam que os primeiros italianos a chegar ao Brasil eram 388 camponeses, que embarcaram no navio La Sofia, vindos de Trento e Vêneto. Eles partiram em 3 de janeiro de 1874 e chegaram a Vitória em 17 de fevereiro, onde entraram na embarcação a vapor Presidente, que encerrou a viagem na localidade de Santa Cruz, Aracruz, no dia 1º de março.
Com a aprovação do requerimento, o PL está apto a fazer parte da Ordem do Dia da próxima sessão, a ser realizada na tarde desta terça-feira (25).
Fonte: ALES