
Mais 300 mil doses da CoronaVac compradas pelo Governo chegam ao Estado
6 de outubro de 2021
Governo notifica 627 mil pessoas a devolver auxílio emergencial
6 de outubro de 2021PL que reconhece jogos indígenas tramita em urgência
Deputados aprovaram requerimento de urgência para proposta que pretende fortalecer cultura de povos tradicionais
Os deputados acataram requerimento de urgência para o Projeto de Lei (PL) 141/2021, que trata do reconhecimento e prática dos jogos tradicionais dos povos indígenas Tupinikim e Guarani no Espírito Santo. A matéria, de Iriny Lopes (PT), teve a solicitação acolhida durante a sessão ordinária híbrida da Assembleia Legislativa (Ales) desta segunda-feira (4).
A proposição determina que os jogos estaduais sejam organizados a cada dois anos, e que no ano que não acontecer o estadual sejam realizados os jogos locais de cada aldeia com o objetivo de selecionar as equipes que vão disputar o estadual do próximo ano.
Confira as fotos da sessão ordinária
De acordo com o PL, a organização das jornadas esportivas deverá ficar a cargo de um comitê composto por um representante de cada aldeia indígena. Dentre as modalidades esportivas que podem fazer parte dos jogos estão: arremesso de lança, arco e flecha, bodoque (estilingue) ao alvo, luta corporal, salto, zarabatana ao alvo e corrida com tora (tronco de árvore).
Com o acolhimento do pedido de urgência, a proposta pode agora compor a pauta da Ordem do Dia da próxima sessão, prevista para esta terça-feira (5), às 15 horas.
Novas proposições
Dez novas iniciativas foram lidas no Expediente para simples despacho e começaram a tramitar na Casa. Destaque para o PL 590/2021, de Bruno Lamas (PSB), que dispõe sobre a consulta popular como pré-requisito para a tramitação e o processamento de autorização que disponha sobre a privatização de bens e serviços públicos estaduais. A proposta foi encaminhada para as comissões de Justiça e Finanças.
Ordem do Dia
Dezenove itens constavam na Ordem do Dia, mas nenhum deles foi analisado porque a pauta foi “trancada” em virtude de pedido de prazo regimental feito por Marcos Garcia (PV) na Comissão de Justiça. A solicitação é referente ao veto total do Executivo ao PL 385/2021, de Vandinho Leite (PSDB), que proíbe empresas de fazerem cobranças a consumidores com débitos aos finais de semana e das 18 às 8 horas.
Também na Ordem do Dia foi baixado de pauta, por iniciativa do autor, o PL 332/2019, do deputado Coronel Alexandre Quintino (PSL), que determina o uso obrigatório de capacetes para usuários de patinetes elétricos. Dessa forma, pelo menos 18 itens devem compor a pauta na sessão de amanhã.
Fonte: Assembleia Legislativa Espírito Santo